Cotidiano | 09/09/2010 | 16:20
Novo estatuto busca a despolitização do HSD
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
A repercussão negativa causada por escândalos no Hospital São Donato no início do ano deverá resultar numa administração diferenciada. A reforma no estatuto da instituição foi recomendada pelo Ministério Público em maio. E, nesta quinta-feira, dia 9, uma cópia do projeto foi então enviada ao centro especializado em fundações, em Florianópolis.
Conteúdo relacionado:
24/04/2010 » Polícia Federal recolhe documentos no HSD
22/04/2010 » Funcionários são afastados do HSD
A proposta sob análise estabelece novidades, entre elas, a criação de um Conselho de Administração com 21 cadeiras. Esse grupo inclui a participação, por exemplo, da Cooperaliança, Associação dos Aposentados e Fundação Assistencial de Içara. Mas, não integra diretamente a Prefeitura, tampouco a Câmara Municipal. “O nosso objetivo é a despolitização”, afirma o presidente da entidade filantrópica, Acirton Costa.
Conforme a proposta, ao Conselho de Administração caberá a escolha do Conselho Fiscal e Deliberativo. A sistemática é diferente da utilizada até então. Isto porque o modelo vigente estabelece a formação de um Conselho Curador e Diretor com um grupo reduzido de entidades atuantes. O primeiro grupo é formado apenas pela Associação Comercial e Industrial de Içara (Acii), União das Associações Comunitárias de Içara (Uaci), Rede Feminina de Combate ao Câncer, Rotary, Lions, Câmara Municipal, Prefeitura, além do próprio Hospital São Donato e da Igreja Católica. Já o Conselho Diretor é composto por um curador, representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas, Câmara Municipal, Prefeitura, além de quatro funcionários com base no tempo de serviço no hospital.
“Vamos entregar uma cópia aos diretores para que eles façam uma análise da proposta”, afirma Acirton. A dúvida é se as novidade valerão imediatamente após a votação, ou não. “O Hospital vai deliberar sobre isso”, pontua o promotor Henrique da Rosa Ziesemer. Ainda conforme ele, para que as regras mudem, mediante a participação social ampliada no único hospital de Içara, o novo estatuto deverá ser aprovado pelo Ministério Público. Se aceito, o próximo passo será colocar em votação.