logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 21/05/2014 | 13:13

Novo livro de Iêde retrata adolescência

com informações de Taise Forgiarini, da assessoria

Compartilhar:

Iêde Cardoso dos Santos lançará o livro ‘Adolescer nos anos 60’ nesta semana. A terceira obra da escritora içarense será uma narrativa das vivências dela na juventude . O evento de lançamento está marcado para as 16h na Fundação Assistencial de Içara (FAI) neste próximo sábado, dia 24. Já a venda iniciará na segunda-feira na Matesc, no Centro da cidade, por R$ R$ 19,90.

“O adolescer é o período da infância até a adolescência e juventude. Entre essas fases há muitas situações inusitadas que narro com muita alegria e saudade. Esta é uma obra escrita por muitas mãos, pois há fotos, relatos e detalhes que vieram dos quatro cantos da cidade”, diz. Entre os fatos inusitados, está a descoberta, aos 15 anos de idade, de que seu nome não era Iêda, e sim Iêde.

“Quando minha mãe estava grávida de mim ela dizia que se fosse uma menina iria colocar o nome de Iêda em homenagem a uma professora muito querida da comunidade. Quando nasci, para ela e para todos eu era Iêda. Mas meu pai, ao ir fazer o registro, acabou trocando uma letra e só fomos descobrir isso aos 15 anos de idade”, relata.

“Escrevi essas histórias com o desejo de trazer ao conhecimento dos meus filhos e netos como era a vida naquele tempo, como hoje as coisas estão facilitadas. Falo muito das brincadeiras, da vida em família, da convivência e participação na comunidade. Tudo isso marcou minha trajetória e quero compartilhar com todos. Tenho certeza que muitas pessoas que viveram neste tempo também irão se identificar com os relatos”, ressalta.

CONHEÇA IÊDE - Nascida em Içara, em 1949, Iêde Cardoso dos Santos é membro da Academia Içarense de Letras e Artes e autora de outros dois livros infantis: ‘A Gerarda do Biso’ e ‘O Bicho-Papão não é mais aquele’. Concluiu o curso Regional na Escola Pública Antônio João, atual Escola de Educação Básica Professora Salete Scotti dos Santos (Içara), e o curso Normal em 1967, no Colégio Madre Teresa Michel de Criciúma. Exerceu o magistério nas séries iniciais do ensino fundamental durante 26 anos. É casada com o professor Jurandir dos Santos e tem 4 filhos.