Cotidiano | 19/04/2023 | 10:41
Novo Mais Médicos prevê sete profissionais para Içara
Município tem prazo até 25 de abril para aderir ao programa e indicar o número de vagas que pretende preencher
Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com
Compartilhar:
O Ministério da Saúde publicou nessa terça-feira, dia 18, novo edital do Mais Médicos para o Brasil, com 6.252 vagas em todo o país, incluindo sete para Içara. Até 25 de abril, o município tem prazo para aderir ao programa e indicar o número de profissionais de que pretende dispor. Segundo o secretário municipal de Saúde, Sandro Ressler, Içara irá aderir e pleitear as sete vagas.
No âmbito do programa, as gestões municipais possuem algumas responsabilidades, como garantir moradia ao profissional do projeto, alimentação e água potável, além de transporte adequado e seguro para o médico se deslocar para o desenvolvimento das atividades nas unidades básicas de saúde.
De acordo com o Governo Federal, essas são as primeiras vagas de um total de 15 mil que serão abertas até o fim do ano, chegando a mais de 28 mil médicos atuando no país, com investimento previsto de R$ 712 milhões. Na próxima fase, em um novo chamamento, será a vez dos médicos se inscreverem para a seleção, com prioridade aos profissionais formados no Brasil.
Saiba mais
No auge do Mais Médicos, criado em 2013 pela presidente Dilma Rousseff, Içara chegou a contar com 14 profissionais contratados para atendimento nas unidades de saúde da rede municipal, com o custeio dos serviços garantido pelo Governo Federal e outras despesas cobertas pelo município.
Posteriormente, houve um esvaziamento do programa, até que no final de 2019 o Governo Bolsonaro instituiu o Médicos pelo Brasil, com a intenção de substituí-lo gradativamente. A retomada do Mais Médicos foi confirmada pelo Governo Lula em março e efetivada com a publicação do edital.