Cotidiano | 26/02/2014 | 13:32
Nutricionista sugere suchá para os foliões
com informações da assessoria do HSD
Compartilhar:
Em meio a tanta festa, muita gente se esquece que a continuidade da folia depende também de uma alimentação adequada. Para garantir a hidratação do corpo, uma das sugestões é utilizar suchá. A mistura de suco com chá se transforma numa bebida bem refrescante. “A versão com gengibre é um ótimo anti-inflamatório, antioxidante e ajuda na digestão”, indica a nutricionista do Hospital São Donato, Cristina Frasson.
“O verde, branco, de hortelã, erva-doce e capim-santo são outras boas opções. Mas não deve ultrapassar três ou quatro xícaras por dia. O chá verde e o preto devem ser consumidos com ainda mais moderação, pois são ricos em cafeína e podem dar insônia, agitação e irritabilidade. Além disso, cuidado com os chás laxativos, como o de sene, que podem irritar a mucosa intestinal e levar à desidratação por diarreia”, lembra.
Iniciar as refeições com um prato de salada é uma boa escolha por causa das fibras e também por aumentar a saciedade.”Os excessos, além de engordar, podem causar dor de cabeça, estômago, desconforto abdominal, inchaço, gases e cansaço. Isso porque os alimentos a base de açúcar, farinha branca e carne vermelha liberam substancias pró-inflamatórias nas células que podem gerar desequilíbrio orgânico”, explica a nutricionista.
Para amenizar os efeitos dos exageros, os foliões devem descartar o uso de dietas milagrosas, jejum ou mesmo laxantes. “O ideal é que voltemos a fazer uma alimentação balanceada para que a recuperação ocorra naturalmente com ingestão de líquidos como água e chás”, sublinha. Pode-se abusar das frutas e hortaliças preferencialmente orgânicas para não sobrecarregar o organismo com toxinas, além de água (pelo menos dois litros ao dia) e água de coco. São itens que ajudam no funcionamento dos rins e do fígado.
“É importante que as pessoas também evitem a cerveja, pois é diurética. Isto significa que elimina água do corpo e os foliões devem se preocupar então com a hidratação contínua. Nunca é de mais lembrar que o consumo de bebida alcoólica não deve ser associado a direção de veículos. Apesar dos atendimentos gerais caírem durante o Carnaval no hospital, aumenta a quantidade de pessoas encaminhadas devido a acidentes e alcoolemia”, lembra a gerente de enfermagem Luana Silva da Luz.