Cotidiano | 11/02/2014 | 14:44
O que levar para a maternidade?
com informações da assessoria do HSD
Compartilhar:
Chegou o momento. As contrações já começaram e nos próximos minutos deve chegar o bebê. Mas a mala está pronta? O que levar para a maternidade? Como se aprontar para este momento? Para reduzir a correria, é preciso cuidar antecipadamente dos itens. No Hospital São Donato, uma lista de itens foi criada para facilitar a tarefa das mamães.
“Deixei tudo pronto antes. Então na hora de ir para o hospital tomei um banho e fui mais tranquila”, relata Camila Andressa Oliveira. Ela deu a luz à pequena Isabelli Boner Ricardo em parto normal por volta das 21h30 desta última segunda-feira, dia 10. “Já tenho um menino. Isto também me deixou mais calma”, relata.
A dica para quem é marinheira de primeira viagem é não exagerar, afinal, o retorno para a casa com muita bagagem poderá se tornar mais cansativo. Para as crianças, a recomendação é montar um kit com quatro conjuntos de pijama, pares de meias e tip tops, duas toalhinhas de boca, dois cueiros, além de um pacote de fraldas, lenços umedecidos e uma mantinha. Se for inverno ainda é indicado acrescentar uma mantinha, sapatinhos de lã e touca.
“Tem muita mãe que leva os materiais com a etiqueta da loja. Mas é necessário lavar antes. As roupas passam em muitas mãos e também podem ter caído no chão. Por isso podem resultar em infecções”, indica a técnica de enfermagem do centro obstétrico do HSD, Josi Córneo. “Já as mães devem também se preocupar com itens de higiene pessoal como escova de dente, shampoo, sabonete e absorvente”, complementa a enfermeira Simoni Paulino Francisco.
Na escolha da camisola ou pijama, é preciso levar em conta a facilidade de exposição da mama para amamentação. O mesmo deve ocorrer com os sutiãs. Eles devem ter alças largas e aberturas que possa deixar de fora toda a mama. A lista inclui também calcinhas com boa elasticidade e de cintura alta, além de uma roupa para utilizar com a alta hospitalar. Não deve ficar de fora da mala também o cartão de pré-natal, exames, comprovante de residência, documento de identidade, cartão SUS e, se for casada, a certidão do matrimônio.
CRESCIMENTO – Em 2013, o Hospital São Donato realizou 837 partos. O número representa um crescimento de 13,26% sobre o ano anterior. A entidade conta ao todo com 16 leitos na maternidade, dentre eles, 10 utilizados pelo Sistema Único de Saúde, quatro em dois quartos semi-privativos e dois em espaços privativos. Há também quatro leitos para internação. A expectativa da entidade é se transformar em referência com a Rede Cegonha ainda neste ano. A implantação possibilitará incremento na renda e a melhoria de toda a estrutura.