logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 05/07/2012 | 08:35

Oncopediatria do HSJ será ampliada

Especial de Milena Vitto, do Jornal da Manhã

Compartilhar:

O impasse no atendimento de oncologia pediátrica em Criciúma foi resolvido na tarde de ontem no Hospital São José. O setor estava sob ameaça de ser desativado na cidade por falta de recursos e de estrutura adequada. Uma reivindicação ocorreu ainda para a reformulação na forma de pagamento dos especialistas responsáveis. O pedido foi feito pelos médicos oncologistas Tiago Nava e Adalisa Reinke, que também atuam na Casa do Guido, em Criciúma. E o secretário adjunto de Saúde de Santa Catarina, Acélio Casagrande, garantiu os recursos necessários para a ampliação do serviço.

Casagrande destaca que a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Criciúma coordenará os trabalhos. “Será uma construção conjunta do Estado, do hospital e dos médicos e profissionais aqui envolvidos, além da ONG Guido, que ajuda muito nesta atividade. O que ocorrerá é a descentralização na saúde”, identifica. Ele revela que nos próximos meses haverá reformas no local onde ocorre o tratamento das crianças com câncer. “Um valor entre R$ 150 mil e R$ 300 mil será investido para que Criciúma seja uma referência na área, com a transferência de pacientes de outras regiões. Serão beneficiados cerca de um milhão de habitantes”, enumera.

A diretora do Hospital São José, irmã Cecília Martinello, explica que a oncopediatria continuará no hospital, por enquanto. “Os pacientes da pediatria serão transferidos para o Hospital Santa Catarina. A partir do dia 16 deste mês, os leitos do setor ficarão exclusivos para as crianças com câncer”, identifica. O presidente da Casa do Guido, Otílio Paulo Miranda Pereira, complementa que as crianças atendidas e os pais estavam ansiosos com a situação. “Esses são os envolvidos diretos, e repassarei a informação de que tudo ficará melhor. É importante que eles saibam que não precisarão se deslocar até Florianópolis, ao Hospital Infantil Joana de Gusmão”, acredita.

O médico oncologista Tiago Nava define que a reforma será o primeiro passo para a melhoria do atendimento aos pequenos. “Teremos três meses para organizar o setor, que quando finalizado será um protótipo da futura unidade, que é o objetivo da ONG Guido”, opina. Ele observa que há cidades próximas que não recebem o atendimento no Hospital atualmente e que, com a mudança, poderão ir para o Hospital São José.

Além da oncologia pediátrica, o Hospital São José também foi habilitado para o serviço de neurocirurgia endovascular. “O hospital será referência em alta complexidade e teremos uma central de regulação. Assim, os doentes de média complexidade ficarão em outras cidades, e aqui apenas os da alta, para controle dos leitos”, explica Casagrande.

O Ministério da Saúde irá liberar os recursos para a compra do acelerador linear para o Hospital São José nos próximos dias. A confirmação é do deputado federal Ronaldo Benedet. “Semanalmente vou ao ministério ou entro em contato para ver como está o processo de aquisição do acelerador. Ontem recebi a informação. O hospital precisa urgentemente do acelerador linear. O pedido foi feito em 2009 e renovado em 2011”, destaca Benedet.

Com a aquisição de mais um acelerador, o atendimento na radioterapia será agilizado, com diminuição da fila de espera. “Temos apenas um aparelho desses, e a demanda dos pacientes é muito alta. Os grandes beneficiados serão os pacientes com câncer, pois o aparelho devolve as esperanças”, garante a vice-diretora do hospital, irmã Terezinha Buss.


Outros destaques da edição 8535 do Jornal da Manhã:

» ESPORTES: Tigre encaminha nova formação

» POLÍCIA: Bombeiros Voluntários comemoram aprovação da PEC