logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 11/01/2022 | 11:12

Onda de calor deve atingir a região a partir desta quarta-feira

Para Içara, a previsão aponta aumento gradual nas temperaturas máximas, podendo chegar a 36ºC no sábado

Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com

Compartilhar:

A previsão do tempo aponta que, neste trimestre, as massas de ar quente serão frequentes e duradouras em Santa Catarina, com pelo menos três ondas de calor, com dias consecutivos de temperatura alta, inclusive no período noturno. Uma delas deve iniciar nesta quarta-feira, dia 12.

Conforme as projeções da Epagri/Ciram, Içara terá máxima de 31ºC nesta quarta-feira, de 32ºC na quinta, de 33ºC na sexta e de 36ºC no sábado, mas a sensação de calor pode ainda ser ampliada de acordo com a umidade relativa do ar.

“Estamos com um período de temperaturas mais elevadas, como estava previsto para o nosso verão. Entre quarta e quinta-feira, teremos temperaturas acima dos 35ºC, podendo chegar aos 40ºC, no Extremo Sul, Extremo Oeste, Oeste e Litoral Sul de Santa Catarina. Essa condição deve se manter até a próxima segunda-feira (17)”, explica Clóvis Corrêa, meteorologista da Epagri/Ciram.

Historicamente, janeiro costuma ser o mês mais quente do ano no Estado, em relação à média mensal de temperatura máxima e à quebra de recordes de calor.

Cuidados

Em casos de calor intenso, como o previsto para os próximos dias, a Defesa Civil de Santa Catarina recomenda evitar atividades ao ar livre, minimizando a exposição direta ao sol e usando roupas leves e de cores claras.

O órgão assinala que também é importante manter a hidratação, bebendo água regularmente e outros líquidos não alcoólicos. Na alimentação, a orientação é dar preferência a comidas leves e de fácil digestão, a exemplo de frutas e saladas.

Os cuidados também devem ser redobrados com idosos, crianças e pets. Os ambientes devem ser mantidos sempre abaixo de 32ºC, especialmente aqueles com pessoas idosas, enfermos ou frágeis que possam precisar de ajuda para responder ao calor. Crianças e animais não devem ser deixados sozinhos em carros por qualquer período.