Cotidiano | 08/03/2009 | 11:13
ONG auxilia futuras mamães
Kelley Alves - www.escancarando-aqui.blogspot.com
Compartilhar:
Inicialmente dispara a desconfiança. Em seguida, os sintomas. Mas é no momento da certeza e posteriormente com a palavra "positivo", confirmando cientificamente a veracidade de uma nova vida em seu ventre, que a mulher passa a pensar na nova realidade que enfrentará.
O papel materno traz mudanças físicas e psicológicas na futura mãe. Nesse momento, é fundamental para as grávidas poderem contar com ajuda de pessoas que transformem os nove meses em preparação para a chegada do bebê. Esse apoio geralmente faz parte da vida de famílias de classe alta, que têm condições financeiras e tempo para dar apoio à gestante.
Contudo, em famílias carentes, a história passa a ser outra: a falta de condições leva à desmotivação, já que as condições para trazer alegria e comodismo ao novo integrante passam a ser precárias. Reconhecendo essa realidade, a Organização Não-Governamental (ONG) Bercinho dos Anjos, fundada em 4 de abril de 2000, distribui às gestantes carentes de Içara e da região, o kit de enxoval. Entre os utilitários necessários está um edredom, um cobertor, toalhas, tip-tops, jogo de lençol, calça-plástica, sapatinhos, pijaminhas e outras peças fazem parte do kit entregue pelas 39 voluntárias da ONG.
A presidente da entidade, Edite Lodetti, fala da satisfação em fazer parte de um projeto capaz de atender a crianças que nasceriam sem recursos suficientes. "É com muita alegria que ajudamos essas mães. Quando entramos em férias, dá uma imensa saudade", contou Edite, que ainda apelou pela ajuda da comunidade. "Não temos nenhum apoio governamental. Tudo o que arrecadamos aqui são estratégias promovidas internamente. Peço o apoio da população para que continuemos com esse projeto", enaltece Edite.
O local em que as mãos voluntárias se encontram para confeccionar as peças é na Rua Dom Joaquim Domingues, no centro de Içara. Elas estão lá toda terça-feira. As mães que sentirem a necessidade de receber o kit devem comparecer ao local com a carteirinha do pré-natal. Lá elas passarão por uma entrevista até que fique comprovado a gestação e necessidade de ajuda.