Cotidiano | 11/12/2009 | 01:29
Orkut pode fechar no Brasil
Filipe Speck (Jornal Agora) - redacao@jornalagoraonline.com.br
Compartilhar:
Segundo reportagem do Jornal Folha de São Paulo, o Orkut, site de relacionamentos virtuais que é mantido pelo Google, pode fechar suas atividades no Brasil ou pelo menos limitar o acesso de internautas brasileiros. Os informantes, que trabalham na empresa, pediram anonimato por se tratar indiretamente de uma questão jurídica em andamento.
Acesse:
» Especial com matérias do Jornal Agora
Para o Google, a ação pode ser tomada se não for possível coibir excessos dos usuários ou não se chegar a um acordo com a Justiça do país. A direção avalia que, seja qual for o resultado da atual disputa jurídica, a imagem do site pode sair irremediavelmente arranhada no Brasil, país que responde entre 80% e 90% do total de usuários, de cerca de 20 milhões.
Em conversa por telefone, a diretora jurídica do Google, Nicole Wong, disse que “nenhuma hipótese está descartada”, mas que a empresa “está muito feliz em prover esse serviço ao Brasil e gostaria muito de poder continuar a fazê-lo”.
O Orkut está envolvido num imbróglio jurídico há alguns meses. O procurador da República Sérgio Suiama, do Ministério Público Federal, investiga crimes que teriam sido praticados no ambiente ou por intermédio do site desde 2003. Até hoje, foram abertos 52 pedidos de quebra de sigilo, na maioria casos de pedofilia e de crimes de racismo e ódio. Desde que a empresa abriu um escritório no Brasil, no ano passado, Suiama afirma tentar negociar o fornecimento de dados para a identificação dos autores das comunidades criminosas
Na edição 155 do Jornal Agora você também confere:
» ECONOMIA: O bom velhinho chega nesta sexta-feira em Içara
» ESTILO & SAÚDE: Veja 14 dicas para deixar o corpo sarado