Cotidiano | 01/05/2010 | 12:28
Orla marítima terá mudanças
João Henrique Brandão (Jornal do Rincão) - jornal.rincao@canalicara.com
Compartilhar:
Uma decisão judicial obriga a Fundação Ambiental de Içara (Fundai) a realizar o fechamento dos acessos à orla marítima, revitalização das dunas, apresentar um projeto para o acesso de pedestres ao mar e outro de remanejo das dunas. Segundo o biólogo da Fundai, Ricardo Garcia da Silva, a princípio, todos os acessos seriam fechados, contudo, junto com a Colônia de Pecadores Z-33, foi reivindicada a revisão da ação movida pelo Ministério Público Federal.
Dos 26 acessos que existiam, apenas quatro permanecerão. Para Ricardo, estas entradas são importantes tanto para os pescadores como para outras instituições, como a polícia, os bombeiros e até mesmo a Prefeitura. “Como não é permitido retirar areias de outras dunas, primeiramente os acessos serão fechados com mourões, após isso iremos sugerir ao Ministério Público que diminua as dunas para um tamanho padrão, e com essa areia que sobrar poderemos colocar dunas no lugar dos mourões”, sugeriu o biólogo.
Em relação ao remanejo das dunas, Ricardo explica que será realizado em três pontos. Da Avenida dos Esportes até a rua Santa Catarina; da Rua Castro Alves até a rua Abílio Paulo e em frente da Arena do Suíço da Zona Sul. “Será realizada a revegetação, a contenção das dunas, limpeza, além dos acessos para pedestres”, enfatizou Ricardo.
Segundo o biólogo, este é um projeto piloto que irá atingir uma área desde a Plataforma de Pesca da Zona Norte até a Zona Sul do Rincão. A intenção, no futuro é revitalizar todas as dunas frontais, mantendo as que estão conservadas e recuperando as que sofreram impacto. “No plano de manejo, ainda trabalharemos a questão da educação ambiental com as crianças e durante o verão a conscientização com os turistas”, antecipou.
Ricardo ainda revela que tem uma preocupação especial com a água da chuva que escorre para a orla e que muitas vezes acaba alargando os acessos. Para sanar este problema, um sistema de drenagem da água da chuva esta sendo projetado. Serão pequenos valos feitos de concreto que servirão para a água escorrer, sem prejudicar as dunas. “Por cima desses pequenos valos de concreto será construída uma passarela para os pedestres entrarem na orla. Esta passarela será móvel, para proporcionar mais facilidade na manutenção”, explicou. Ele prevê que até o próximo verão a aplicação dos projetos ainda não esteja totalmente concluída, mas os turistas já poderão notar mudanças.
Na edição 77 do Jornal do Rincão você também confere:
» GERAL: Arrancadão na orla causa polêmica
» GERAL: Escola municipal garantida no Rincão