logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 07/10/2020 | 07:30

Outubro Rosa: prevenção ganha reforço com retomada de atendimentos da Rede Feminina

Outubro é dedicado a prevenção do câncer de mama

Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com

Compartilhar:

Após seis meses de trabalho voltados apenas ao controle com mulheres que necessitam de avaliação semestral, a Rede Feminina de Combate ao Câncer está novamente aberta para preventivos de mama. A expectativa é chegar a 250 atendimentos no Outubro Rosa. “Havíamos cedido o nosso espaço ao Município para a instalação de um centro de triagem de covid-19. Com a redução da demanda, requisitamos o retorno para poder atuar novamente na prevenção. Estamos trabalhando com agendamento das 8h às 17h”, indica a presidente Andrea Cristina Pavei Soares.

Além dos exames, a Rede Feminina de Combate ao Câncer também mantém o trabalho de orientação, inclusive com palestras, mas neste ano de forma online. “Gravamos vídeos e encaminhamos materiais para quem necessita”, completa. Ao todo, 50 mulheres estão envolvidas no trabalho voluntário de prevenção. Elas também seguem engajadas na inauguração da nova sede, a Casa Rosa. “Neste ano temos camisetas e canecas à venda por R$ 30 e bonés por R$ 15. Todo o recurso será destinado à mobília do novo espaço que pretendemos inaugurar em dezembro”, pontua.

Uma a cada 12 mulheres é diagnosticada

Conforme a nova campanha de prevenção da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama, somente neste ano 66 mil mulheres terão o diagnóstico de câncer de mama no Brasil. Isto significa uma a cada 12 mulheres no país.

O câncer pode se manifestar antes que os sintomas sejam aparentes ou identificados pelo paciente e é por isso que manter os exames em dia faz toda a diferença para possibilitar que o tratamento inicie o mais rápido possível. A detecção precoce é fundamental para reduzir o índice de mortalidade da doença.