Cotidiano | 12/11/2013 | 23:29
Paefi resgata vínculos familiares
com informações de Francis Leny, da Prefeitura de Içara
Compartilhar:
“As crianças hoje são mais tranquilas. Antes elas eram arredias. A cada dia estamos mais unidos”. Aos 55 anos, assim define Maria [nome fictício] sobre o restabelecimento dos vínculos familiares. O avanço ocorreu após o atendimento do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Família e Indivíduos (Paefi). O trabalho é vinculado ao Centro e Referência Especializado de Assistência Social.
Conforme a pedagoga, Ivonete Martinhago, os encontros semanais promovem temas como os direitos e deveres previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, higiene e educação. “Todos que estão aqui tiveram, de alguma forma, seus direitos violados. Buscamos trabalhar dentro do grupo temas relacionados com os conflitos, situações vivenciadas por eles. Promovemos dinâmicas durante os encontros; realizamos atendimento individual, visitas domiciliares, escolar e institucional”, destaca Ivonete.
O atendimento envolve ainda psicólogo e assistente social. Os profissionais promovem o auxílio aos pais ou responsáveis enquanto os jovens são assistidos. “O grupo das crianças e adolescentes existe há quase dois anos. O de pais e responsáveis é novo, foi montado há quase quatro meses. Percebemos que o trabalho com os pais também é muito importante, resgata o vínculo familiar”, explica a assistente social Lucia Zanolli Pizzetti.