logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 24/09/2011 | 09:31

Palestra anima CEI Peixinho Dourado

Especial de Sidney Brandão, do Jornal do Rincão

Compartilhar:

Na Semana Nacional do Trânsito, que iniciou em 18 de setembro, os alunos do CEI “Peixinho Dourado”, no Balneário Rincão, receberam a visita do instrutor da Polícia Militar, soldado José Carlos Galindro, que com uma palestra educativa sobre segurança no trânsito ensinou e conscientizou os pequenos de uma maneira dinâmica. “Todos os anos trabalhamos segurança no trânsito. Este ano resolvemos trazer algo mais concreto para as crianças e convidamos a Polícia Militar, pois eles entendem melhor sobre a segurança no trânsito,” explica a diretora Delurdes Pereira Tramontim.

De acordo com o instrutor, não há idade mínima para começar a aprender sobre segurança no trânsito. Para ele, o tema deve ser inserido nas escolas. A palestra contou com exposição de slides sobre trânsito, voltado para a criançada, contando histórias sobre pais que tem carro ou moto e incentivam os pequenos a fazerem perguntas fornecendo noções básicas de segurança no trânsito e demonstrando que o trânsito não é apenas responsabilidade do motorista, mas também do pedestre.

“Exemplo disso é o perigo de correr atrás de uma bola quando ela vai para a rua ou o comportamento da criança dentro de um carro, não colocando braços ou cabeças para fora do veículo e até mesmo quando andarem de bicicleta, o façam em locais cercados como parques e sempre acompanhados por adultos”, orienta o instrutor.

Após as noções básicas fornecidas em sala de aula as crianças tiveram a oportunidade de colocar os aprendizados em prática na cidade em miniatura montada no pátio da escola. Ilustrada com ruas, sinalizações como faixa de pedestres e placas e semáforos, o ambiente serviu de palco para que a criançada, de forma segura e descontraída, assimilasse os conhecimentos brincando.

O aluno Nick Nunes Viana, de 5 anos, conta que a brincadeira deu certo. “Tem de atravessar a rua depois de olhar o semáforo, e só devo andar de bicicleta do lado do meu pai e da minha mãe”, explica o garoto, demonstrando ter aprendido as lições. Já a aluna Brenda Freitas Lopes, de 4 anos, conta que aprendeu a se comportar dentro do carro. “Aprendi que tenho de esperar na calçada o carro passar para depois eu atravessar, e quando eu for para o carro tenho de sentar na cadeirinha para não ter acidente”, conta.

Para soldado Galindro a palestra foi muito importante, pois as crianças levarão o que aprenderam para casa, e para o resto da família. “As crianças poderão ajudar os pais a não cometerem alguns delitos em sua frente”, complementa o instrutor, satisfeito com a vivacidade e inteligência das crianças.


Outros destaques da edição 146 do Jornal do Rincão:

» POLÍTICA: Presidentes retornam aos cargos na Câmara e Cooperaliança

» GERAL: Alunos do Melchíades plantam mudas na Lagoa do Jacaré