Cotidiano | 30/01/2013 | 09:58
Para matar a sede e reidratar
Especial de Samira Pereira, do Jornal da Manhã
Compartilhar:
Uma das principais consequências do calor escaldante desta época do ano é a desidratação. Muitas pessoas esquecem como é importante ingerir líquido para repor aquele que é perdido pelos poros através do suor. O ideal é beber dois litros de água diariamente, variando de seis a oito copos.
Conforme a nutricionista Liliane Pereira, a água pode ser substituída por sucos naturais, bebidas igualmente nutritivas e saborosas. “Um suco feito na hora concentra diversos tipos de nutrientes e não tem conservantes. Quem quer outra opção, ainda, pode fazer uma água saborizada, colocando fatias ou pedaços de frutas na água e deixando-a repousar na geladeira, para que fique com um leve sabor”, ensina.
Opções não faltam para manter-se hidratado, já que esta é a época de uma imensa variedade de frutas. Na Sanducos, loja especializada em alimentação natural, no Criciúma Shopping, a procura pela bebida é constante. “Não importa se verão ou inverno, as pessoas estão habituadas a tomar e a comer algo mais natural. Elas aprenderam a se cuidar. Provam uma vez, veem que é bom e acabam voltando”, explica a proprietária, Gláucia dos Santos.
Somente no local são vendidos cerca de 200 copos por dia, e a demanda aumenta consideravelmente no fim se semana. “Isso mostra como o hábito de tomar algo natural está se disseminando”, comenta Gláucia. “A bebida repõe os minerais e nutrientes. O único cuidado que se deve ter é com relação à concentração do produto. O suco de laranja, por exemplo, é bastante calórico exatamente por ser muito concentrado. Mais vale comer uma laranja que tomar um copo de suco puro. Já o de morango, é o contrário. Vale bater umas 10, 12 no liquidificador, que só fará bem”, observa Liliane.
» GERAL: Tragédia de Santa Maria revive dramas da região
» ESPORTE: Tigre muda em duas posições para encarar Chapecoense