Cotidiano | 03/07/2013 | 10:54
Paralisação de médicos não afeta HSD
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Os atendimentos no Hospital São Donato estão mantidos sem interferência do protesto dos médicos nesta quarta-feira, dia 2. Na região foi determinada apenas a paralisação das consultas com especialista. Neste caso, a fundação filantrópica de Içara já não tinha agenda prevista. "As consultas de emergências não foram afetadas, tampouco o atendimento dos pacientes", destaca o diretor administrativo do HSD, Paulo Conti.
A organização dos médicos é para protestar, sobretudo, contra a contratação de médicos estrangeiros sem o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos. O Ministério da Saúde anunciou criará 35 mil vagas para médicos no Sistema Único de Saúde até 2015. Os profissionais que se formaram no exterior serão chamados para ocupar os postos que não forem preenchidos por médicos com diplomas brasileiros.
A pauta de reivindicações também inclui a aprovação urgente da PEC 454 para carreira de Estado ao médico; a apresentação do Projeto de Lei de Iniciativa Popular Saúde + 10 para no mínimo 10% da receita bruta da União na saúde e a derrubada do Decreto Presidencial 7562/2011 sobre a Comissão Nacional de Residência Médica. Além disso, a categoria está empenhada em denunciar a precariedade da infraestrutura de atendimento que afeta pacientes e profissionais.