Jornal Gazeta
Cotidiano | 02/03/2017 | 08:19
Paróquia fará plantio de árvores frutíferas
Especial da Agência Brasil
Compartilhar:
Com a Quaresma a Igreja Católica inicia também a Campanha da Fraternidade. Neste ano, a iniciativa propõe uma reflexão sobre o meio ambiente, com o tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação”. Durante os 40 dias a Paróquia São Donato deverá plantar pelo menos mil mudas de plantas frutíferas em conjunto com as 19 comunidades religiosas. “É o gesto do concreto que assumimos com esta importante campanha”, coloca o pároco Antônio Vander.
“Na Campanha da Fraternidade, a Igreja Católica sempre buscar trazer à tona a grande preocupação que ela tem com o Brasil, em relação a toda parte que não está sendo cuidada, olhada e protegida. E neste ano, trata das questões dos biomas, desde a Amazônia, passando pelo Serrado, os Pampas, a Caatinga, a Mata Atlântica e o Pantanal. É importante este zelo para que amanhã não soframos consequências de cuidados não entendidos”, considera o padre.
“O Criador foi pródigo com o Brasil, concedeu-lhe uma diversidade de biomas que lhe confere extraordinária beleza. Mas os sinais de agressão à criação e a degradação da natureza também estão presentes no Brasil”, coloca o Papa Francisco em carta à Confederação Nacional dos Bispos do Brasil. A Campanha da Fraternidade, criada na década de 1960, sempre apresenta essas situações em que se pede maior conversão do país para uma vida mais digna. E o sumo pontífice reconhece o mérito desse tipo de iniciativa.