logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 21/06/2023 | 08:40

Paróquia São Donato celebrará ordenação de padre içarense neste sábado

Solenidade do diácono Douglas Cândido Réus ocorrerá na Igreja Matriz São Donato a partir das 15h

Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com

Compartilhar:

A Paróquia São Donato prepara-se para acolher a ordenação presbiteral do diácono Douglas Cândido Réus. A solenidade ocorrerá neste sábado, dia 24, a partir das 15 horas, na Matriz, e a primeira missa a ser celebrada pelo novo padre está programada para domingo, às 10 horas, na Capela Santa Bárbara, no bairro Aurora, sua comunidade de origem.

“Minha família é toda de Içara e moro no bairro Aurora desde que nasci. Sempre tive uma experiência muito profunda com a religião, a Igreja sempre fez parte da minha história. Meus pais são muito católicos e, por essa razão, os sinais e os símbolos religiosos sempre estiveram muito presentes na minha vida e no meu lar”, conta Douglas. Ele é filho de Marta Cândido Réus e Donizete dos Santos Réus, e irmão de Leidiane Cândido Réus.

Mesmo com essa vivência na fé, o içarense acabou se distanciando da Igreja por um breve período, durante a adolescência, mas aos 15 anos retornou, acolhido pelo Grupo de Oração Jovem Renovados pelo Espírito Santo. “Revivi uma experiência com Deus, me aprofundei nos Ministérios em que poderia servir, fui desenvolvendo meus dons dentro da Igreja”, relata.

Nessa época, tornar-se sacerdote ainda não fazia parte dos planos. Douglas terminou os estudos, namorava, tinha um trabalho e estava prestes a entrar para a Faculdade de Fisioterapia. “Minha vida estava estável, quando senti que Deus desejava algo para mim, mas eu não conseguia entender. Nasceu no meu coração o desejo de corresponder a Deus de uma forma mais profunda”, revela o diácono.

Chamado

A partir daí, ele decidiu viver um tempo de discernimento, de escuta e de silêncio, pedindo a Deus, em oração, que lhe enviasse um sinal. “Pedi ao Senhor que me mostrasse se ele desejava que eu fosse padre e também o carisma que eu ia abraçar. Fui chamado a servir na Comunidade Terapêutica Manjedoura e, lá, um senhor me tocou e disse: ‘Aqui está a resposta que tanto buscas’. Abriu a Bíblia e colocou nas minhas mãos, na passagem que confirma o carisma do padre diocesano: ‘O Bom Pastor dá a vida por suas ovelhas’. Entendi que o próprio Cristo falou ao meu coração”, relembra.

O chamado continuou sendo concretizado e se confirmou. Em 2014, Douglas ingressou no Seminário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza. De 2015 a 2017, estudou Filosofia no Seminário Filosófico de Santa Catarina, em Brusque. De 2018 a 2022, cursou Teologia no Seminário Teológico Bom Pastor, em Florianópolis.

Sua experiência pastoral durante a etapa formativa reúne passagens pelas paróquias Divino Espírito Santo (Camboriú), São Francisco de Assis (Blumenau), Nossa Senhora da Imaculada Conceição (Florianópolis) e São João Paulo II (Sombrio), onde atualmente faz estágio pastoral.