Cotidiano | 07/02/2014 | 15:02
Paróquia São Miguel retoma obras na matriz
Especial do Jornal Gazeta
Compartilhar:
As obras de reconstrução da igreja matriz da Paróquia São Miguel Arcanjo, do bairro Vila Nova, em Içara, devem reiniciar ainda neste mês. Pelo menos esta já é a estimativa do Conselho de Assuntos Econômicos Paroquiais (Caep). A antiga igreja foi demolida em 2012 e a reconstrução já está parada desde julho do ano passado devido a dificuldades financeiras enfrentadas em função da edificação.
“A obra ficou este tempo parada para que pudéssemos nos reestabelecer financeiramente e dar sequência. O que prevemos que inicie no próximo dia 20. Neste tempo continuamos tendo o apoio da comunidade e as festas nos ajudaram a nos recuperar financeiramente. Vamos retomar as atividades e vamos ver até onde conseguiremos ir”, comenta o presidente da Caep de São Miguel, Orlando Budny. “A comunidade sem dúvida está sendo uma grande parceria para a construção da nova igreja”, ressalta.
A construção, às margens da Rodovia Paulino Búrigo (SC-445), já teve toda a fase estrutural concluída. Os primeiros passos agora, devem ser voltados para o reboco e também para o contrapiso. Por serem recursos provenientes apenas de doações, o Caep não tem previsão de quando a obra será concluída. “Em março teremos a festa em honra a Santo Izidoro, e então nós devemos conquistar mais algum recurso, mas ainda não podemos dar uma expectativa”, conta.
A área total da nova igreja será de 1.018 metros quadrados com capacidade para 615 pessoas sentadas. Isto reflete aproximadamente 50% a mais da capacidade do antigo templo. O projeto também mudou a posição da igreja. “Antes a frente ficava para a BR-101, mas agora é para a sede paroquial. Isso tem relevância teológica, pois antigamente as igrejas eram construídas com a frente para o sol nascente. A antiga igreja foi demolida por ter as estruturas comprometidas, não sendo uma reforma a ação mais recomendada, principalmente por causa da situação da torre”, comentou o padre Jose Cipriano Neto (Zeca).
Enquanto a igreja não é finalizada, as missas e demais celebrações religiosas continuarão sendo realizadas no Salão Paroquial, ao lado da igreja. No local também estão os bens da igreja, como artes sacras, bancos e outros objetos. Interessados em colaborar com a construção da nova igreja podem obter mais informações pelo telefone (48) 3432-0012 ou se dirigir até a Paróquia São Miguel.