Cotidiano | 29/04/2016 | 14:16
Pastoral da Aids capacita 70 pessoas
com informações de Clarissa Crispim e Bibiana Pignatel
Compartilhar:
A Secretaria Municipal de Saúde e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil capacitaram 70 pessoas para a luta contra a aids na noite desta última quinta-feira, dia 28. Os voluntários que participaram do evento no auditório do Colégio Cristo Rei já estão aptos para atuar na única pastoral dedicada ao tema em Santa Catarina. “Sempre nos preocupamos com a promoção da pessoa humana e acreditamos que este trabalho, associado à Secretaria de Saúde tenha essa preocupação”, expõe o coordenador diocesano de pastoral, padre Joel Savio.
“Nos últimos dez anos, o percentual é de 19 casos a cada 100 mil habitantes”, alerta o assessor nacional da Pastoral da Aids, Frei Luiz Carlos Lunardi. Até 2015 o país já havia somado 798 mil casos. Em Içara são atualmente 570. “Há muitos pacientes que ficam hospitalizados e não recebem uma visita porque a família abandonou ou não está por perto, ou mesmo a família não sabe que aquele paciente é soropositivo”, revela a coordenadora do Programa Municipal de DST/HIV/aids, Samira Abdenur.
Para o prefeito Murialdo Canto Gastaldon, é preciso formar agentes que possam informar corretamente, alertar e criar confiança dos soropositivos. “Daqui a pouco, os índices começam a aumentar devido ao descuido. A prevenção começa em casa”, acrescenta o vice Sandro Giassi Serafin. Dos 70 participantes da capacitação, a intenção é contar pelo menos com 10 líderes voluntários para dar início das atividades. Além de Içara, o trabalho na Região Carbonífera será desenvolvido também em Nova Veneza.