Cotidiano | 12/09/2012 | 08:51
Pesquisa lista famosos de maior risco
Especial de Edgard Matsuk, da EBC
Compartilhar:
A busca por boatos e imagens sobre celebridades pode representar um risco para os usuários mais desatentos na Internet. Muitos dos sites que prometem ter aquela informação ou foto exclusiva pode ser um caminho para o roubo de dados. Pelo menos é o que aponta um estudo da empresa de segurança na web McAfee. No levantamento, a empresa listou quais são os nomes de celebridades mais perigosos.
No Brasil, a pesquisa apontou que a atriz Juliana Paes é a "celebridade mais perigosa da internet". Nada menos do que 14,48% dos links que têm o nome da atriz apontam para sites maliciosos (que podem ter vírus ou roubar dados pessoais de usuários). Os pesquisadores afirmam que golpistas se aproveitam de celebridades para atrair usuários principalmente com promessa de nudez.
“Os golpistas estão sendo muito produtivos na criação de sites falsos. A estratégia deles é pegar o usuário que procura [no Google] informações, fotos e boatos sobre as estrelas”, escreveu o pesquisador Robert Siciliano no blog da empresa. Além de Juliana Paes aparecem no ranking Débora Falabella, Ísis Valverde, Leandra Leal e Taís Araújo, ambas com 8,23% das referências com algum perigo.
Enquanto no Brasil a atriz de Gabriela é a mais perigosa, no mundo o (indesejável) título fica com Emma Watson, a atriz de Harry Potter. A pesquisa da McAfee aponta que buscar por atrizes estrangeiras também é uma prática “arriscada” na internet. Das dez mais “perigosas”, nove são atrizes. A exceção é a cantora Shakira, considerada a sétima celebridade mais perigosa da web. Para ver o ranking completo, acesse o site da McAfee(www.mcafee.com).