logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 01/05/2023 | 09:56

Pesquisa sobre Autismo desenvolvida no Sul de SC será apresentada na Suécia

Encontro, considerado o maior do mundo neste assunto, inicia na quarta-feira

Especial de Daniela Savi, da Unesc

Compartilhar:

Professora doutora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Unesc, Cinara Ludvig Gonçalves vai apresentar seu trabalho de pesquisa sobre Autismo em um evento internacional na cidade de Estocolmo, na Suécia. O estudo pré-clínico realizado por ela na universidade investigou a influência de estressores no período pré-natal e suas alterações neurobiológicas no autismo. “Fiquei muito feliz com essa oportunidade de divulgar a ciência produzida na nossa instituição e de estar perto dos maiores pesquisadores de autismo no mundo, assistir palestras e buscar parcerias de pesquisa”, ressalta. O evento inicia nesta quarta-feira, dia 3.

O congresso, organizado pela International Society for Autism Research (Sociedade Internacional para Pesquisa do Autismo - Insar), é considerado o maior do mundo na área e tem como finalidade promover a troca de ideias e o avanço do conhecimento científico. Cinara foi uma das selecionadas no prêmio proposto pela entidade com o objetivo de incentivar pesquisadores de todo o mundo a disseminar os conhecimentos adquiridos em suas investigações e financiar os custos dos profissionais da área, permitindo que possam apresentar suas pesquisas para todos os participantes interessados.

“Como coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Autismo (Land) do PPGCS, este evento é um momento ímpar de ampliar a visibilidade das pesquisas no Brasil sobre um tema tão importante”, diz ela. A Insar, organização científica e profissional dedicada ao avanço do conhecimento sobre o Autismo, foi formada em 2001 e é governada por um Conselho de Administração eleito e voluntário que supervisiona todas as funções da Sociedade. A Reunião Anual é o encontro científico da Sociedade, convocado todo mês de maio, para trocar e disseminar novos progressos científicos entre cientistas de pesquisa sobre autismo e seus estagiários de todo o mundo.