Cotidiano | 09/06/2015 | 12:00
Pinhão: uma saborosa fonte de minerais
com informações de Lene de Costa, do Giassi Supermercados
Compartilhar:
O pinhão tem espaço garantido no entrevero, paçocas e farofas. Serve ainda para base de pães, doces e biscoitos. Além de agradar o paladar, incluir a semente no cardápio também proporciona benefícios ao organismo. Como fonte de carboidrato complexo, garante maior saciedade e estimula o equilíbrio intestinal. É rico em fibras, proteínas e minerais importantes como o cálcio, o ferro e o zinco.
“Contribui para o controle do colesterol, auxiliando na eliminação dos sais biliares, que são as substâncias produzidas por meio do colesterol e utilizadas na digestão das gorduras”, explica uma das nutricionistas da rede Giassi Supermercados, Gledciani Alves Teodoro. “São também ricos em vitamina E, vitamina K, cobre, ferro, manganês e potássio, o que ajuda o sistema cardiovascular”, complementa.
O pinhão também é uma saborosa opção para pessoas celíacas, já que não contém glúten. “Ele pode ainda servir como fonte de energia para as atividades diárias, mas sem esquecer de ficar atento às porções”, lembra Gledciani. Por ser bastante calórico, a nutricionista recomendada consumir no máximo, 100g por dia, o equivalente a cerca de 10 sementes. Uma destas porções corresponde a 194 calorias.