logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 20/04/2025 | 16:43

Plano de Desenvolvimento Regional é atualizado com metas artiuladas

Planejamento realizado pela Unesc para o desenvolvimento regional tem foco em ações até 2030

Especial de Marciano Bortolin, da Unesc

Compartilhar:

A visão de futuro da Região Carbonífera até 2030 recebeu atualizações pela elevação da qualidade de vida, sustentabilidade em todos os domínios, internacionalização e capacidade contínua de reinvenção, fundamentada na cooperação regional. Conforme a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, a revisão significa um passo decisivo para que os sonhos da comunidade se transformem em políticas públicas consistentes e sustentáveis.

“A Unesc seguirá sendo a ponte entre o conhecimento e a transformação social. Retomar este planejamento é mais que um compromisso institucional da Unesc, é uma reafirmação do nosso papel enquanto Universidade Comunitária, que se compromete verdadeiramente com o território em que está inserida. O Plano para a Amrec representa um pacto coletivo, construído com a escuta ativa da sociedade e orientado por uma visão de futuro ousada e possível. Nós acreditamos no potencial desta região, na força dos municípios e no valor da cooperação”, ressalta.

Projetos estruturantes

Ao todo, 10 projetos estruturantes compõem o documento estratégico, que organizam e norteiam o desenvolvimento da região: Turismo Integrado; Mobilidade Regional Integrada; Inovação e Sociedade do Conhecimento; Sustentabilidade Ambiental e Uso Consciente dos Recursos Naturais; Desenvolvimento Socioeconômico Regional; Educação para o Desenvolvimento Humano Regional; Inclusão Social e Qualidade de Vida; Infraestrutura Urbana e Desenvolvimento Territorial Sustentável; Cultura, Patrimônio e Identidade Regional; além da Saúde Integral e Bem-Estar Regional.

“A Unesc possui um portfólio de soluções para auxiliar os municípios em todos esses eixos. Entre os exemplos, estão o Integratur, no turismo; a Agência de Inovação da Unesc, instalada dentro do CRIO, com serviços para a ativação, desenvolvimento e fortalecimento do ecossistema de inovação, o Labs Cidades, uma solução inovadora dentro do Iparque, com serviços para o desenvolvimento das cidades; o ProforÁguas, na sustentabilidade ambiental e gestão dos recursos hídricos associadas às crises climáticas; o Observatório, no desenvolvimento socioeconômico com diversos serviços, entre tantos outros”, explica a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes.

Na entrega realizada em 2021, as ações foram divididas em curto prazo até 2022, médio até 2025 e longo prazo até 2030. Com a atualização, Gisele explica que os prazos foram redefinidos: curto prazo até 2025, médio até 2028 e longo prazo mantido até 2030. “Não poderíamos deixar este planejamento tão importante adormecido, que iniciou há cinco anos. Obrigado à pró-reitora pelas explicações e, com certeza, enviaremos as nossas demandas à Unesc”, comenta o presidente da Amrec e prefeito de Lauro Müller, Valdir Fontanella.

Além da atualização, foram encaminhadas decisões importantes para o futuro da proposta. Entre elas está a deliberação do colegiado da Amrec quanto à execução do plano; a contratação de uma instituição para conduzir o processo de governança; a realização de um Fórum Regional para definição de prioridades; a criação do Conselho Regional de Desenvolvimento Socioeconômico e a formação de câmaras setoriais para acompanhar a implementação e validação das ações.