logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 29/10/2013 | 17:10

Pnad questiona sobre novos dispositivos

Especial de Vitor Abdala, da Agência Brasil

Compartilhar:

Entrevistadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estão nas ruas de todo o país com o objetivo de coletar informações para a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2013. Além de dados sobre emprego, rendimento, educação e habitação, a pesquisa terá como novidade perguntas sobre o uso de Internet por aparelhos móveis, a recepção de TV digital e o acesso a canais por assinatura.

A finalidade é ajudar o Governo Federal na condução da implantação do Sistema Brasileiro de Televisão Digital e na melhoria do Programa Nacional de Banda Larga. No caso do sistema de TV digital, a previsão do governo é desligar os sinais analógicos de televisão entre 2015 e 2018, sem que isso prejudique a população. Por isso, segundo o assessor do Ministério das Comunicações Danilo Bertazzi, é preciso saber quantas pessoas ainda não têm televisão com recepção de sinal digital, quem são elas e onde estão.

Em relação ao uso da Internet, será a primeira vez que o IBGE avaliará o acesso à rede mundial por meio de celulares e outros dispositivos móveis. A Pnad, por exemplo, só avalia se o domicílio tem acesso à Internet por meio de computadores. Segundo Bertazzi, acredita-se que 80% dos acessos à internet no país sejam feitos por dispositivos móveis, mas não se sabe quem são essas pessoas nem onde estão.