Cotidiano | 15/07/2018 | 20:54
Potencial do HSD é considerado para ampliar transplantes de córneas
Redação | com a colaboração de Bruna Borges, do Governo de SC
Compartilhar:
Além dos três hospitais que já recebem doações de córneas, atualmente tratadas em Florianópolis, o Hospital São Donato também possui este tipo de potencial. Conforme o secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, após o alvará sanitário conquistado recentemente pelo Banco de Olhos de Criciúma, o próximo passo será a vistoria do Ministério da Saúde agendada para dia 27.
“A autorização do Ministério da Saúde para cobrança dos procedimentos será dada depois da vistoria do dia 27. Entretanto, a solicitação de cobrança pode ser feita até 90 dias depois. Então, se no dia 20 de julho tivermos doação, o banco já pode funcionar neste dia, e, assim que entrar a autorização do Ministério, cobra-se a conta”, explica.
A Central Estadual de Transplantes de Santa Catarina (SC Transplantes) realizará a capacitação nesta quinta-feira com profissionais de hospitais do Sul dispostos a trabalhar com doação de córneas, atualmente, restritas aos hospitais Regional de Araranguá; São José, de Criciúma; e Nossa Senhora da Conceição, de Tubarão.