Lucas Lemos [Canal Içara]
Cotidiano | 12/12/2017 | 14:22
Potencialidades de Içara são transformadas em painéis de arte no bairro Presidente Vargas
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Além de um novo desenho para o tráfego entre Içara e Criciúma, as obras no bairro Presidente Vargas proporcionarão mais espaços para a arte. As pinturas na passagem inferior da Rodovia Paulino Búrigo (SC-445) iniciaram no dia 4 com prazo definido para conclusão. A inauguração dos painéis com as potencialidades do município acontecerá na sexta-feira, dia 15. "Será um trabalho em tempo recorde. São quase 12h de pintura por dia", ressalta, cansada, mas feliz, a artista plástica responsável, Solange Teixeira. "Quando a gente faz o que gosta, trabalhamos com amor. Agradeço pela confiança. Vou retribuir com minha arte", completa.
Solange começou a pintar ainda criança. Segundo ela, utilizava o carvão da fornalha para desenhar na estufa da família enquanto criança na comunidade de Rio Acima. Ainda jovem, com aproximadamente 20 anos, utilizou o dom para auxiliar no orçamento da casa por meio do artesanato. A expressão artística ganhou também as telas e incentivou outros talentos na cidade. "Faltava o curso superior. Ano que vem me formo em Artes", relata, aos 54 anos, em busca de novos desafios. As pinturas atuais entram agora para o currículo como suas maiores obras. Cada painel ultrapassa 11m de comprimento a 7m de altura.
"A pintura é minha paixão. Me realizo com um pincel na mão, uma parede branca e tinta. Espero despertar em todos que passarem pelos painéis novos olhares para o município. Sou apaixonada por Içara e considero que não há lugar melhor para viver. Se fosse em outra cidade, não estaria tão feliz. Aqui é a minha terra", completa em meio aos desenhos de containers, içarobas, indústrias, a estrada férrea, além da paisagem com o santuário, as flores e as abelhas. "Foi preocupante por causa do tempo curto para execução. Mas obtive todo o apoio possível. É um orgulho poder contribuir com a cidade", pontua Solange.