Cotidiano | 14/12/2020 | 17:31
Prefeitos da Amrec preparam habilitação para ampliar possibilidade de vacinação contra a covid-19
Intenção é oferecer doses contra o coronavírus para até 50% da população
Redação | com a colaboração de Antônio Rozeng, da Amrec
Compartilhar:
Os prefeitos da Associação dos municípios da Região Carbonífera decidiram credenciar o Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisamrec) ao Instituto Butantan nesta segunda-feira, dia 14. A intenção é adquirir a vacina Coronavac para complementar as doses contra a covid-19 que serão encaminhadas pelo Governo Federal.
“Se tomar a vacinação da gripe como exemplo, o Governo Federal disponibiliza doses da vacina para 30% da população de cada município. Mas acho que é pouco, é necessário vacinar mais, chegando a no mínimo 50%, e por isso a necessidade que o consórcio esteja preparado para fazer a compra”, afirma o presidente da Amrec, Ademir Magagnin.
A intenção dos prefeitos é organizar-se para que, assim que a vacina esteja disponível, os municípios do Sul de Santa Catarina possam receber as doses. “A prioridade do Instituto é atender o Governo Federal, mas caso o governo não compre toda a produção, a ideia é vender aos estados”, informa. Segundo Ademir, os municípios têm recursos federais de combate a pandemia e poderão utilizar para compra da vacina.
Conforme o diretor do Cisamrec, Roque Salvan, um levantamento já foi solicitado aos gestores sobre a demanda. Além disso, será preciso também preparar a distribuição, as salas de vacinação e as equipes. Outra preocupação é quanto ao armazenamento resfriado. A solução poderá ser o empréstimo de câmaras frias industriais, a compra ou aluguel destes equipamentos.