Cotidiano | 25/05/2014 | 09:18
Prefeitura analisa novo terreno para hospital
Especial de Jornal Gazeta
Compartilhar:
“Içara precisa de um novo hospital. Não somente para atender os moradores daqui, mas a população da região”. Esta constatação é do diretor administrativo do Hospital São Donato, Júlio César De Lucca que, inclusive, já trabalha para isto e busca apoiadores ao projeto, entre eles, o prefeito Murialdo Canto Gastaldon. “É apenas uma ideia e tudo nasce a partir dela. Nós temos essa necessidade, um prefeito que é parceiro e tem compromisso ao social”, enaltece o diretor.
“Ainda estamos conversando sobre este assunto e esta possibilidade. Estamos amadurecendo cada vez mais esta ideia. Mas o que eu posso dizer é que é muito boa, viável e que nós temos interesse em participar junto. O Município adquire os terrenos e depois se batalha atrás de recursos para viabilizar a obra”, coloca Murialdo. A intenção é que o novo espaço esteja em cinco hectares.
A principal questão levantada por Júlio é a necessidade que o Sistema Único de Saúde descentralizar o atendimento na região carbonífera. “Temos que prestar atenção e termos um hospital para as futuras gerações. O São Donato onde está hoje tem a data de validade vencida, por isso, precisamos pensar no futuro, com um hospital regionalizado. E o que o SUS fez? Foi incompetente quando apostou todas as fichas no Hospital São José e hoje está refém, como aconteceu no caso das maternidades, em que o São José falou que não atende mais e o SUS não teve para onde expandir”, comenta.
O local para a construção já está inclusive escolhido. Trata-se de um terreno próximo a rótula localizada na ICR-252 próximo ao Anel Viário. “Da rótula até a BR-101 são apenas nove minutos, até Morro da Fumaça são 25 minutos, mesmo tempo até Forquilhinha e a dez minutos da grande Próspera. Então, se eu pensar no hospital como uma empresa, tenho que ser o mais regionalizado possível. O cidadão de Morro da Fumaça não vem para o São Donato e vai para o São José por causa do trânsito que vai pegar para vir até aqui. Forquilhinha a mesma coisa”, coloca o diretor administrativo.