logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 30/06/2021 | 20:30

Prefeituras da Região Carbonífera vão ratear despesas com transplantes de rins

Rateio de quase R$ 30 mil ao mês será feito de forma per capita para garantir o sobreaviso de profissionais

Redação | com a colaboração de Antônio Rozeng, da Amrec

Compartilhar:

Os 12 municípios da Região Carbonífera vão ratear as despesas com o serviço de transplante de rins prestado pelo Hospital São José (HSJ) em Criciúma. A aprovação já havia sido encaminhada pelos prefeitos no dia 16 e, hoje pela manhã, foi aprovada pela Comissão Regional de Saúde (CIR-Carbonifera) com os secretários de saúde dos 12 municípios, mais o gerente regional de Saúde em representação ao Estado de Santa Catarina.

No momento há 90 pacientes em acompanhamento. Na Amrec, apenas Treviso não tem morador em tratamento. As despesas de quase R$ 30 mil por mês serão pagar por aproximadamente um ano até que o serviço volte a ser autossuficiente. “Devido a pandemia, o número de transplante está abaixo do ideal para se manter. Algo em torno de cinco por mês. Então as prefeituras vão bancar para garantir o equilíbrio financeiro e para manter a especialidade na nossa região”, afirma o presidente da CIR-Carbonífera e secretário de Saúde de Orleans, Murilo Debiasi Ferrareis.

“Nossa preocupação é perder o serviço para outra região e evitar que o paciente necessite fazer a chamada ambulância terapia. São não for no hospital São José, o paciente teria de ser encaminhando para Blumenau”, afirma o presidente da Amrec, o prefeito de Orleans, Jorge Koch. O pagamento do rateio ocorrerá via Consórcio Intermunicipal com o complemento ao Sistema Único de Saúde de forma per capita para garantir o sobreaviso dos médicos nefrologistas e urologistas, necessários para o funcionamento da especialidade.