logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Previsão do tempo indica temperaturas negativas no fim de semana

Auge do frio está previsto para o amanhecer de domingo

Compartilhar:

Santa Catarina se prepara para enfrentar um período de frio intenso neste fim de semana. Segundo alerta emitido pela Secretaria do Estado da Defesa Civil (SDC), uma massa de ar seco e frio de origem polar trará declínio acentuado das temperaturas em todas as regiões do estado. O auge do frio está previsto para o amanhecer de domingo, 30, quando são esperadas as menores temperaturas desta onda de frio.

De acordo com a equipe de monitoramento da Defesa Civil, as mínimas já devem ficar próximas ou abaixo de 0°C no Planalto Sul, enquanto o Meio-Oeste deve registrar temperaturas entre 2°C e 5°C. Na região Oeste e na Grande Florianópolis Serrana, os termômetros devem marcar em torno de 5°C, com variações entre 5°C e 11°C no Planalto Norte e entre 8°C e 13°C no Litoral.

“As condições são favoráveis para a formação de geada ampla e forte entre o Grande Oeste, Planaltos e Grande Florianópolis Serrana. Nestas áreas, as temperaturas devem ficar próximas ou abaixo de 0°C, podendo chegar a -5°C na Serra”, afirma equipe de monitoramento da Defesa Civil. Há também risco de congelamento das pistas nas regiões da Serra e Planalto Sul catarinense.

Nas regiões do Litoral e do Vale do Itajaí, as mínimas devem oscilar entre 2°C e 8°C. Já no amanhecer de segunda-feira, 1 de julho, o frio permanece, embora menos intenso, com temperaturas ainda próximas ou abaixo de 0°C entre os planaltos e o Meio-Oeste. As demais regiões do estado devem registrar mínimas entre 2°C e 8°C, com possibilidade de temperaturas abaixo de zero pontualmente.

A Defesa Civil recomenda que a população tome precauções para se proteger do frio, especialmente nos municípios mais afetados, e que motoristas redobrem a atenção nas estradas, devido ao risco de congelamento. É importante também verificar as condições de aquecimento das residências e cuidar da saúde, principalmente de crianças e idosos.