Cotidiano | 20/04/2012 | 14:51
Primeiros dias sem cigarro
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Desejo intenso por cigarros, tensão, tonturas, formigamento nas pernas e braços. Todos estes sintomas podem aparecer em uma ou duas semanas após um fumante deixar o vício. São aspectos comuns na abstinência. Além disso, a crise pode chegar junto ainda com irritantes tosses. Isto por causa do retorno da atividade dos cílios e da consequente limpeza dos brônquios pulmonares.
Conteúdo relacionado:
Especiais » Deixando de fumar sem mistérios
E como lidar com tudo isto? O programa "Deixando de fumar sem mistérios" apresenta quatro práticas. A lista divulgada pelo Governo Federal recomenda beber muita água, carregar algo mastigável, fazer atividade física e respirar fundo para relaxar. Quanto ao estresse gerado neste período, algumas dicas se repetem, por exemplo, a respiração profunda.
O pensamento positivo também é considerado de extrema importância. Mas ser positivo não é apenas pensar em coisas boas. É deixar de ser um agente passivo para se tornar ativo. Há como itens também a objetividade, responsabilidade e relacionamento. Um teste prático é listar as fontes de estresse e as atitudes que desencadeiam. O próximo passo é refletir.