Cotidiano | 08/03/2021 | 20:15
Professores da rede estadual decidem suspender aulas presenciais
Decisão reflete assembleia estadual do Sindicato dos Trabalhadores na Educação Pública Estadual de Santa Catarina
Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com
Compartilhar:
Os professores da rede estadual de ensino decidiram suspender as aulas presenciais, mantendo apenas as atividades on-line a partir desta terça-feira, dia 9. Inicialmente, serão usados aplicativos alternativos até que as ferramentas oficiais sejam liberadas pelo Governo do Estado. A decisão foi deliberada em assembleia virtual organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores na Educação Pública Estadual de Santa Catarina (Sinte-SC) nesta segunda-feira, dia 8.
A Regional do Sinte, que envolve Içara, já havia definido na semana passada que apoiaria a “defesa da vida pelo ensino exclusivamente remoto” nas escolas mantidas pelo Estado. Em assembleia realizada no dia 12 de fevereiro, os trabalhadores já haviam deliberado pela paralisação das aulas presenciais até que toda a comunidade escolar fosse vacinada contra o coronavírus. A suspensão iniciaria em 18 de fevereiro, data marcada para o início do ano letivo. Entretanto, o movimento foi adiado em nova assembleia estadual convocada pelo Sinte por falta de abrangência.
De acordo com a categoria participante de assembleia, as escolas estaduais não possuem estrutura para garantir as definições dos Planos de Contingências (Plancon). O sindicato levantou denúncias de falta de segurança sanitária e aulas já suspensas após casos entre estudantes e profissionais, inclusive hospitalizados. O Canal Içara procurou integrantes da coordenação Regional do Sinte a respeito dos encaminhamentos que serão dados a partir de agora, mas não obteve retorno até a publicação da matéria.