Cotidiano | 01/06/2021 | 10:23
Professores de Içara participam da Olimpíada de Língua Portuguesa
A sétima edição vai avaliar este ano os relatos de prática feitos por professores
Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com
Compartilhar:
Em Içara, 27 educadores de 11 escolas da rede municipal aceitaram o desafio proposto pela Olimpíada de Língua Portuguesa sob o tema “O lugar onde vivo”. A sétima edição vai avaliar este ano os relatos de prática feitos por professores, contando como o trabalho foi desenvolvido com a turma. Além disso, junto com os alunos, eles devem selecionar algumas produções textuais ou audiovisuais e registros significativos do percurso, como fotografia, vídeo e áudio.
“As atividades já começaram, com a formação dos professores, 14 deles com atuação nos anos iniciais do ensino fundamental e 13 nos anos finais. A fase municipal irá até 5 de agosto e a escolha dos trabalhos ocorrerá primeiro em cada escola, para então ser definido qual representará Içara na etapa estadual, entre setembro e outubro”, detalha o coordenador do Ensino Fundamental 2 no município, Ismael Dagostin Gomes.
As semifinais devem ocorrer entre outubro e novembro, com o resultado final divulgado em 30 de novembro. A premiação está marcada para 12 de dezembro. “Nos anos anteriores, os alunos eram premiados individualmente, e não em turmas, como nesta edição, e Içara teve participações de destaque, tanto entre os estudantes quanto entre os professores”, enaltece Ismael.
A Olimpíada de Língua Portuguesa reúne educadores e estudantes de escolas públicas de todo o Brasil. Os gêneros variam conforme o ano ou série da turma e Içara vai concorrer nas categorias poema, para o quinto ano do fundamental; memórias literárias, para o sexto e o sétimo anos; e crônica, para o oitavo e nono anos. Todo o material de orientação é disponibilizado na Internet. O meio remoto também será o canal para envio dos trabalhos.