Tânia Giusti [Prefeitura de Içara]
Cotidiano | 03/05/2017 | 17:02
Profissionais da Saúde recebem capacitação
Redação | com a colaboração de Tânia Giusti, da Prefeitura de Içara
Compartilhar:
Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Içara concluíram a educação permanente de 2017 nesta quarta-feira, dia 3. Os treinamentos contemplaram biossegurança, limpeza e desinfecção da ambulância, acidentes com múltiplas vitimas, central de regulação, instalação do sistema de gerenciamento da área da saúde e o prontuário eletrônico do paciente. As atividades foram desenvolvidas pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização da Atenção Básica desde abril.
Conforme a responsável técnica pelo Samu de Içara e pela capacitação, Carla Cristina Ribeiro, as atividades são uma exigência do Ministério da Saúde para a qualificação dos serviços pré-hospitalares. A finalização ocorreu em conjunto com as 110 agentes de saúde. “Nosso foco é orientá-los para atuarem como multiplicadoras de informações, de quando chamar o Samu, da importância de evitar trotes e também noções de primeiros socorros”, informa a coordenadora de Enfermagem da Mesorregião Sul, a enfermeira Márcia Elisa Coelho Machado.
Segundo a coordenadora, de três mil ligações recebidas pela central em Florianópolis, mil são trotes. “Içara atende vários locais na região, por isso, é preciso é preciso ter consciência da gravidade deste problema. O município atende Jaguaruna até a Quarta Linha, em Criciúma, mas se houver necessidade, no caso de acidentes com grande número de vítimas, a viatura é deslocada para fora do eixo. Além de ser crime, o trote mata pessoas devido aos deslocamentos desnecessários da ambulância, além de congestionar as linhas”, aleta.