logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Jornal Gazeta

Cotidiano | 27/06/2017 | 08:00

Profissionais do Mais Médicos são renovados em Içara

Especial do Jornal Gazeta

Compartilhar:

O programa Mais Médicos chega a mais uma etapa nesta semana com a chegada de novos profissionais a Santa Catarina. E três deles virão para Içara para suprir as saídas de médicos. “Na quarta-feira receberemos em Içara dois médicos cubanos. Já no dia 30, então virá mais um médico, porém esse brasileiro. Assim a gente supre a saída de dois médicos que tivemos no último mês de abril e já vamos trabalhando com um a mais para que ele se adapte e quando haja a saída de outros profissionais ele supra a necessidade”, destaca a secretária municipal de Saúde, Lucimara Ferreira.

Os cubanos vão atuar onde não há a presença de médicos no momento: bairro Aurora e Boa Vista. “Já quanto ao brasileiro que chega no próximo dia 30, ainda estamos analisando de que forma vamos trabalhar com ele, em que comunidade ele atuará. Neste caso ainda não está definido”, explica. Com a recomposição da equipe, Içara passará a contar com 14 profissionais em atividade no município oriundos do programa do Governo Federal. Entretanto, no próximo mês haverá a saída de outros três profissionais, que vêm atuando no momento nas localidades de Demboski, Jardim Elizabete e São Rafael (Terceira Linha).

“Quando ocorrer essas saídas, já teremos em nosso município um profissional para realizar o atendimento em uma dessas comunidades. E nas outras duas, já estamos conversando com o Governo Federal para que seja reposto. A previsão é de em torno de 45 dias para isso, como está ocorrendo neste momento, com a saída dos médicos em abril e a reposição agora”, exalta. Cada profissional tem contrato temporário e, assim, no momento que encerra o prazo, é obrigado a retornar ao seu local de origem.

Içara conta com profissionais do Mais Médicos desde dezembro de 2013. Os dois primeiros integrantes do programa, na época, foram alocados nas unidades de saúde dos dois maiores bairros do município: Presidente Vargas e Vila Nova. “O estudo desses médicos que fazem parte do programa é diferente em relação aos médicos que tradicionalmente são formados no nosso país. O que acontece é que durante a graduação, eles contam com especialização direta para o atendimento às estratégias de saúde da família”, diz Lucimara.

“Se não fossem os médicos deste programa, teríamos dificuldades para ter médicos em todas as unidades de saúde do município. O número de unidades é alto. Mas como trata-se de uma necessidade básica, teríamos que encontrar médicos para todas e acredito que conseguiríamos, porém teríamos que cortar outras ações para suprir esta necessidade. Então o Mais Médicos realmente ajuda muito o município, pois podemos garantir o básico e ampliar as nossas atividades”, finaliza Lucimara Ferreira.