Cotidiano | 15/01/2020 | 14:50
Programas de coleta seletiva arrecadam 480 toneladas de resíduos em 2019
Redação | com a colaboração da Prefeitura de Içara
Compartilhar:
A coleta seletiva atingiu um novo patamar em Içara com 480 toneladas de resíduos em 2019. Para a diretora superintende da Fundação do Meio Ambiente, Taynan Toretti, o número aumentará consideravelmente a vida útil do aterro sanitário. “A coleta seletiva contribui na diminuição do uso do espaço do aterro, tendo em vista que para o depósito do lixo comum requer uma área considerável do Município, além disso, garante renda aos integrantes da Associação de Catadores”, menciona.
“É interessante que a população içarense mantenha essa conscientização e que continuem em 2020 fazendo a separação do lixo, seguindo a contribuição com a coleta seletiva”, acrescenta Taynan. “São dois fatores fundamentais com esse trabalho, o auxílio ao sustento de nossas famílias e a limpeza significativa da cidade com os resíduos retirados e destinados de forma correta” destaca o presidente da Associação de Catadores, Alexandre Barbosa.
O programa de coleta “Reciclou, Levou” consiste na troca de materiais recicláveis por produtos na Feira da Agricultura Familiar, às sextas-feiras, ao lado do Terminal Rodoviário de Içara. A cada quilo de resíduo reciclável o cidadão ganha R$ 0,50 em vale-feira para adquirir produtos. São permitidos materiais como papel, plástico, metal e vidro. Esses materiais devem estar devidamente limpos para evitar mal odor e proliferação de insetos. Eletroeletrônicos, pilhas, baterias, lâmpadas e moveis inservíveis não são permitidos.
Já o Recicla Içara faz a coleta em 15 bairros do município durante a semana. Às segundas-feiras são contemplados os bairros Aurora, Vila Nova, Ana Elisa e Jussara. Terças é a vez de Presidente Vargas, Planalto, Centro e Raichaski. Os bairros Centro, Cristo Rei e Primeiro de Maio recebem a coleta nas quartas-feiras. Quintas a coleta é feita no Tereza Cristina, Jardim Silvana, Nossa Senhora de Fátima e Liri. Os bairros Jaqueline e Jardim Elizabete são contemplados nas sextas-feiras.