logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 03/05/2023 | 09:54

Projeto piloto do Observatório Mirim será desenvolvido em Içara

Iniciativa do Observatório Social envolverá alunos de uma escola municipal, com a perspectiva de ser ampliado a partir do próximo ano

Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com

Compartilhar:

O contato com os assuntos relacionados à vida no município começa na escola. Exemplo disso é um projeto piloto que será desenvolvido pelo Observatório Social do Brasil de Içara, em parceria com a prefeitura. Inicialmente, o Observatório Mirim envolverá alunos do quinto ano do ensino fundamental de uma unidade da rede municipal de Educação, com a perspectiva de ser ampliado a partir do próximo ano.

“O projeto visa levar às crianças educação fiscal e cidadã, através de uma série de palestras que instruem os alunos sobre a natureza e destinação dos impostos e implanta nesse sentido um programa de monitoramento da merenda escolar, que se desenvolve durante todo o ano letivo”, explica Ismael Machado, presidente do Observatório Social de Içara.

O município irá adquirir e disponibilizar às crianças um software e tablets, para que elas possam fazer a verificação e coleta de dados de todos os produtos recebidos na escola destinados à merenda escolar, observando desde a quantidade e a natureza de cada item até sua data de validade e estado no momento da recepção.

“Esses dados alimentados no software pelas crianças serão confrontados posteriormente com os dados informados pela central da merenda no envio dos alimentos, bem com os dados contidos nos processos licitatórios que originaram a compra desses itens”, detalha Ismael.

Apresentação

Ele conta que a proposta de implantação do projeto foi levada inicialmente à prefeita Dalvania Cardoso, em uma primeira visita do Observatório Social à prefeitura. “A prefeita gentilmente nos ouviu e nos colocou em contato com a secretária de Educação, Rose Reynaud, que nos recebeu para apresentação e discussão do projeto”, relata.

“A implantação não seria possível sem a receptividade e acolhida que o projeto teve por parte do poder público municipal, bem como pelo auxílio inestimável de cada um dos mantenedores do Observatório Social do Brasil de Içara. Estamos felizes por podermos, em contrapartida à confiança que nos foi depositada, somar mais esse trabalho ao escopo de atuação do Observatório Social no município”, declara.