Cotidiano | 06/12/2021 | 10:34
Qual a importância de manter o ar-condicionado limpo?
Higienização correta diminui riscos à saúde, melhora o desempenho do aparelho e reduz o consumo de energia
Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com
Compartilhar:
Com a chegada do calor, aumenta o tempo de exposição aos ambientes climatizados. Mas o uso do ar-condicionado requer alguns cuidados, como a limpeza regular, para diminuir os riscos à saúde, melhorar o desempenho do aparelho e até reduzir o consumo de energia.
“A limpeza contribui para vários fatores, como garantir a vida útil do aparelho, que vai render mais Além de perder a eficiência, um aparelho sujo costuma puxar mais corrente da rede elétrica, aumentando o consumo de energia”, explica o técnico em refrigeração Edmilson Oliveira Corrêa.
Ele chama atenção, ainda, para a prevenção de doenças. O ar-condicionado permite a formação de colônias de bactérias e de fungos, que podem levar a problemas respiratórios comuns, como a asma e a bronquite, mas também gerar quadros clínicos mais graves, como pneumonia, doença de Pontiac e a do Legionário.
“O aparelho acaba captando todas as impurezas do ar e acumulando dentro dele. Por isso, o recomendado é fazer a higienização uma vez por ano e a limpeza dos filtros a cada 30 dias, ou até menos, dependendo do uso”, aponta.
Ao contrário dos filtros, que podem ser limpos com facilidade, a higienização só um profissional da área consegue fazer. “O aparelho é desmontado, lavado, colocado um produto antimofo e bactericida e depois remontado. É um trabalho bem mais específico que uma limpeza de filtro”, detalha o técnico. O serviço é realizado no local e custa em média R$ 150 para aparelhos entre 9 mil e 18 mil BTUs.