Cotidiano | 08/12/2016 | 11:00
Quarto, o mundo para o menino Jack
Maristela Benedet - maristela.benedet@canalicara.com
Compartilhar:
O quarto é o único mundo conhecido pelo menino Jack. Aos cincos anos ele nasceu e está crescendo neste espaço onde cabe todas as coisas importantes para ser feliz. Sua mãe foi raptada na rua aos 19 anos pelo velho Nick e aprisionada neste minúsculo local em condições miseráveis. O nascimento de Jack resgatou na Mãe a esperança para continuar a viver. Quarto, de Emma Donoghue, é uma história comovente, best seller no New York Times.
Motivada pelo amor incondicional ao filho, a prisão é transformada em um lar com brincadeiras e regras. Ela ensinou Jack a comer, tomar banho, conhecer as palavras e os números, a fazer educação física e se encantar com os desenhos da televisão. Para o esperto menino tudo na tela mágica e o “lá fora” é fruto da fantasia e imaginação. De verdade mesmo é somente ele e a Mãe no mundo de dentro, no quarto.
No entanto, Jack está crescendo aguçado de curiosidades e perguntas. A mãe prepara o plano para escapar da prisão. Em sete anos, após várias tentativas fracassadas sabe que desta vez não pode falhar e Jack precisa ser valente para seguir as suas instruções. Com o sucesso da fuga, eles não imaginam as muitas grades que ainda terão que cortar para conquistarem a verdadeira liberdade no mundo de fora.