Daniela Savi [Unesc]
Cotidiano | 21/02/2022 | 22:03
Quase 13 mil alunos voltam às salas de aula na Unesc
Universidade retoma atividades 100% presenciais em clima de reencontro e esperança
Redação | com a colaboração da Unesc
Compartilhar:
Os corredores da Unesc ganharam um colorido especial nesta segunda-feira, dia 21. Após quase dois anos de pandemia de covid-19, com aulas virtuais e híbridas, os 13 mil alunos da universidade retornaram para as salas de aula de forma presencial. A máscara e o álcool em gel para higienização constante das mãos vão fazer parte da rotina dos acadêmicos, mas com um novo incremento: o contato visual com o professor e com os colegas de turma, algo esperado por muitos estudantes ao longo de todo esse tempo.
Para garantir a segurança de todos, a estrutura da Universidade foi preparada para receber os calouros e veteranos dos 42 cursos de graduação seguindo as recomendações dos órgãos competentes e o posicionamento do Conselho Nacional de Educação (CNE) sobre a importância do retorno das atividades presenciais. Cada espaço da Unesc recebeu sinalização e monitoramento para evitar aglomerações, além de mapas e monitores para dar todo o suporte aos calouros e veteranos.
“São os estudantes que conferem vida ao campus. São para eles que dedicamos nossas atenções para dias melhores. Embora estejamos num período de transição dessa crise epidemiológica, nós superamos os momentos mais difíceis com todos os cuidados necessários num Campus absolutamente organizado com processos pedagógicos muito qualificados”, destaca a reitora, Luciane Bisognin Ceretta.
A data na qual os espaços voltam a ser ocupados pelos acadêmicos, conforme a reitora, entra para a história de quase 54 anos da Universidade. “Esse dia ficará marcado na história da Instituição e da nossa gestão, que passa por momentos tão desafiadores junto aos nossos estudantes, professores, colegas e colaboradores. Além da alegria do retorno às aulas presenciais é o retorno à vida, à vida bem cuidada, à vida da universidade, à vida dos processos formativos”, destaca.