logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 19/07/2012 | 14:10

Quer desabafar? Procure o CVV

Especial do Jornal Gazeta

Compartilhar:

Oferecer apoio emocional 24 horas para pessoas que estão com dificuldades por meio de uma boa conversa. Assim funciona o Centro de Valorização da Vida (CVV). Trata-se de uma Organização Não Governamental (ONG) sem fins lucrativos que presta auxilio a quem está triste e angustiado. Em Criciúma e região, o CVV atua há oito anos e contabiliza uma média de 500 ligações por mês. “Ligam-nos diariamente pessoas em situação de total desconforto. Triste pela perda de um ente querido e até mesmo por um brinco” revela o voluntário Paulo.

O tempo de duração de uma conversa depende de quem liga, segundo o voluntário, varia de cinco minutos até mesmo duas horas. “Não fazemos questionamentos somente escutamos. Batemos um papo de forma carinhosa e sincera de forma que por si mesmo a pessoa encontre a solução para seus problemas”, esclarece Paulo. Ainda conforme ele, a troca de idéias não é somente por telefone. “Muitos vem pessoalmente até nossa sala”, comenta Paulo.

Trinta e quatro voluntários colaboram com atendimento. De profissões variadas como médicos, psicólogos, profissionais liberais, donas de casa e outras eles dedicam algumas horas de seu dia para o CVV. “Nosso quadro de voluntários é reforçado anualmente, quando realizamos seleção e capacitação”, informa.

O policial civil Almir de Souza, que atua no IML de Criciúma, chama atenção para o excelente serviço prestado pelo CVV. “Os números de ocorrências de suicídios justificam a necessidade de sua ajuda em divulgar e ampliar este serviço preventivo", destaca e informa que as ocorrências de suicídio ocupam o segundo lugar de mortes na região.

Quer conversar com os voluntários do CVV? O atendimento é feito pelo telefone (48) 3439 0222, ou 141 todos os dias da semana. Pessoalmente no endereço: Rua Coronel Pedro Benedet-46-Edifício Martinho Acácio Gomes- 321- Centro – Criciúma, das 8h às 18 horas. Para se tornar um voluntário basta ser maior de 18 anos e ter espírito solidário.