logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 21/10/2022 | 18:06

Recicla Escola coleta aproximadamente 350 toneladas de resíduos

Ação envolveu 4.075 alunos de 12 escolas municipais de ensino fundamental

Redação | com informações de Alexandra Cavaler, da Prefeitura de Içara

Compartilhar:

Doze unidades escolares municipais participantes do projeto Recicla Escola foram premiadas nesta sexta-feira, dia 21. Em quatro meses e meio, elas arrecadaram - com o envolvimento de 4.075 alunos - 875,8 metros cúbicos de resíduos. Isso corresponde a quase 350 toneladas de lixo que deixaram de ir para aterro sanitário e foram para a reciclagem. O pódio dessa mobilização teve a Escola Theóphilo Cassemiro Silveira como campeã, seguida pela unidade escolar Professora Maria Barcelos Puziski e Hercílio Serafin.

“Vivemos em um planeta que muito nos dá, mas precisamos entender o que nos é dado e respeitar. Essa, entre outras tantas ações desenvolvidas pela Fundai assim como nosso trabalho cotidiano, foi uma importante ferramenta de orientação, conscientização e aprendizado. Parabéns a todos os envolvidos”, ressalta o diretor superintendente da Fundai, Ibanez Aníbal Zanette. A campanha ocorreu em conjunto com a Eskimó Sorvetes e contou com o envolvimento também da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia.

“Esse projeto promoveu o bem das mais variadas formas como, por exemplo, ao meio ambiente e à associação de catadores”, ressalta a prefeita Dalvania Cardoso. “O maior ganho foi o aprendizado, a valorização do meio ambiente, os ensinamentos que as crianças vão levar para a vida”, acrescenta o empresário parceiro, Pedro Reis. Todas as 12 escolas participantes receberam certificado de participação e terão um dia de picolé oferecido pela indústria. Já as três primeiras colocadas, além desses prêmios, levaram troféu e um projetor LED portátil.

Sobre o Recicla Escola

“O Recicla Escola teve como objetivo incentivar as crianças e adolescentes a fazerem a triagem dos resíduos entre recicláveis e não recicláveis em suas casas, e promover a inclusão social dos catadores a partir do encaminhamento correto desses resíduos à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis por um Amanhã Melhor, localizada em nosso município”, explica um dos responsáveis pela realização por parte do Poder Público, Felipe Ghedin Vieira. Vieira.

“Um projeto importante, com resultados significativos numericamente, mas que cumpriu o principal papel, o de conscientizar e motivar para a destinação correta dos resíduos. Sensação de dever cumprido”, emenda Priscila dos Reis Martins, também participante da organização pela iniciativa privada.