Cotidiano | 18/02/2021 | 11:32
Rede estadual inicia ano letivo com novas rotinas para aulas presenciais e remotas
Ao todo, 527 mil estudantes estão matriculados em todo o estado
Redação | com a colaboração do Governo de SC
Compartilhar:
O ano letivo iniciou em 1063 unidades escolares da rede estadual de ensino nesta quinta-feira, dia 18, com três modelos disponíveis para atender os 527 mil alunos que estão matriculados: 100% presencial, misto e 100% remoto. "Estamos garantindo uma retomada presencial segura, baseada em três pilares: estrutura física, de pessoal e equipamentos de proteção individual", explica o secretário de Estado da Educação, Luiz Fernando Vampiro.
“As aulas voltaram hoje, dia 18, mas os professores e funcionários estão desde o começo do mês organizando e deixando tudo preparado para nossos alunos. As aulas serão de forma híbrida, sendo alternadas semanalmente. Hoje, iniciamos com o Grupo A e amanhã teremos o primeiro dia de aula do Grupo B. Além da separação dos dias de aula, o intervalo para lanche também foi separado por grupos”, ressalta a diretora da Escola Antônio Colonetti, Ana Paula Conti.
Dos 700 estudantes matriculados na unidade estadual do bairro Jaqueline, somente 25 (3,57%) optaram pelo atendimento remoto. “Estamos muito felizes e esperançosos com a volta das aulas. Nossa escola está cada vez mais equipada e preparada para o retorno dos nossos alunos”, ressalta.
Na Escola Professora Salete Scotti dos Santos o primeiro dia também foi de adaptação com tranquilidade. “Os alunos respeitaram o distanciamento, o uso e a troca de máscaras. Neste primeiro momento trabalhamos alguns pontos principais do Plano de Contingência, as rotinas e o calendário escolar, que todos levarão para o conhecimento da família", ressalta a diretora, Lilian Inácio da Silva Mendes.
No total, 82% dos alunos da rede estadual retornaram de forma presencial às escolas. A maioria terá aulas no modelo misto, com alternância dos grupos que frequentam a sala de aula. Enquanto um grupo frequenta o “Tempo Escola”, o outro estará no “Tempo Casa” e se alternam na semana seguinte. No Tempo Casa, os alunos farão as tarefas que poderão ser feitas na plataforma Google Sala de Aula ou por meio de materiais impressos.
As aulas 100% presenciais, com todos os alunos presentes e sem a necessidade de alternância, ocorre apenas em turmas que estiverem em salas com infraestrutura adequada para realizar o distanciamento de 1,5 metro exigido entre os alunos. Já o trabalho remoto vai atender principalmente estudantes que integram o grupo de risco, neste caso, com o início das aulas a partir de março com o cumprimento também de 800h/ano definidas pelos núcleos vinculados a 54 escolas-polo nas regionais de educação, incluindo alunos de várias unidades.