Cotidiano | 13/04/2021 | 11:13 - atualizada às 11h21
Rede municipal de educação monitora casos ativos de covid-19 de professores e alunos
Até agora, 141 profissionais das escolas municipais de Içara e 30 estudantes tiveram casos de covid-19 notificados
Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com
Compartilhar:
Até agora, 141 profissionais das escolas municipais de Içara e 30 estudantes tiveram casos de covid-19 notificados, dos quais, 27 profissionais e quatro alunos estão afastados devido a doença ainda ativa. De acordo com a secretária de Educação, Rose Reynaud, o óbito de Maria Fernanda foi o primeiro na rede de ensino devido a complicações do coronavírus desde o início do ano letivo, em 22 de fevereiro. No domingo, dia 11, Içara já havia registrado o falecimento da professora da rede estadual Adriana Antônio Luciano, de 52 anos, que atuava na escola Alaíde Tabalipa, na comunidade de Esplanada.
No ensino fundamental, todo professor com sintomas é atualmente encaminhado para o Centro de Triagem, onde, normalmente, recebe atestado de sete a nove dias e o encaminhamento para fazer o teste. Quanto o resultado é positivo para o coronavírus, o profissional é afastado até concluir o tempo necessário de quarentena. “Já na educação infantil, se o professor ou aluno teve os sintomas e algum contato com as demais crianças, normalmente nós suspendemos a turma, mas é raro”, afirma Rose.
No caso de Maria Fernanda, de 25 anos, ela havia sido admitida em caráter temporário (ACT) para atuação na escola Quintino Rizzieri, no bairro Jardim Elizabete, mas já estava afastada da rede municipal de Içara há um mês. “Ela iniciou o trabalho no dia 25 de fevereiro, mas trabalhou somente na primeira semana. No dia 2 de março, apresentou um atestado médico. Depois retornou e saiu novamente no dia 12, quando tirou outro atestado, e em seguida entrou em licença de gestação”, detalha Rose.
Monitoramento
Conforme o sistema de controle do Município, as escolas encaminham todos os dados sobre as infecções para a secretaria municipal, que semanalmente informa à Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), à União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (Undime) e aos órgãos de saúde sobre as ocorrências. O boletim mais recente foi emitido na última sexta-feira, dia 9.