Cotidiano | 08/07/2021 | 12:11
Rede municipal de Içara inicia a participação na 16ª Obmep
As provas da primeira fase poderão ser aplicadas até 3 de agosto
Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com
Compartilhar:
A 16ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) já começou na rede municipal de Içara. Das seis escolas inscritas, duas já aplicaram a prova da primeira fase. Na escola Paulo Rizzieri, os alunos do sexto ao nono ano concluíram a etapa municipal na terça-feira, 6, mesma data em que os 150 estudantes da escola São Rafael fizeram a prova.
Na escola Maria Arlete Bittencourt Lodetti, a aplicação também já começou e deve se estender até a próxima semana, pois cada turma participante realizará a prova na aula de matemática. Nas outras unidades da rede municipal, a primeira fase começará na próxima semana.
“Esta semana estamos fazendo aulão com os alunos no contraturno. Devido à necessidade de distanciamento, dividimos os alunos por turma, para fazer a prova no decorrer da semana que vem”, explica a diretora do Angelo Zanellato, Daniela Cechinel Gonçalves. Conforme o calendário da unidade escolar, a fase municipal ocorrerá nos dias 14, 15, 20 e 21 de julho.
No Tranquillo Pissetti, os cerca de 200 alunos do sexto ao nono ano farão a prova na terça-feira, dia 13, enquanto no Quintino Rizzieri a aplicação está marcada para quinta-feira, 15. “Nós inscrevemos todos os alunos, mas devido às restrições, houve uma seleção e 476 foram selecionados para participar. Os pais serão avisados e esperamos esse retorno para saber quantos alunos vão fazer a prova”, explica a diretora Eliane Magdalena.
“A expectativa é grande, pelo histórico da escola na Obmep. Todos estão mobilizados, estamos realizando simulados e preparando os nossos alunos, pois temos o desafio de aumentar o número de medalhistas, revelando novos talentos da matemática. Mas mais importante que as medalhas é o conhecimento que a participação na olimpíada traz”, considera Eliane.
Conforme o regulamento da Obmep, as provas da primeira fase poderão ser aplicadas até 3 de agosto e as escolas terão até 11 de agosto para enviar os cartões-resposta. Serão classificados para a segunda fase os alunos que obtiverem as maiores notas na prova da primeira fase, selecionados em ordem decrescente de nota, até que se preencha o total de vagas disponível para cada escola em cada nível.