logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 19/02/2023 | 20:16

Redescubra SC: Primeiro parque astronômico catarinense tem pedacinhos do espaço em exposição

Parque Albert Einstein fica no alto da cidade de Criciúma, no Sul de Santa Catarina

Redação

Compartilhar:

O Parque Astronômico Albert Einstein E=mc² foi inaugurado em 2023 na comemoração dos 143 anos de Criciúma (SC). E do alto da cidade, deste então, possibilita visitas guiadas, sessões de imersão ao universo no planetário, sessões de observação com telescópios ou a olho nu. Cada elemento apresenta um contexto histórico, geográfico, artístico e, principalmente, científico.

Além de todos os seus equipamentos de imersão ao universo, uma vasta coleção de meteoritos em exposição também fascina e chama atenção dos visitantes. O responsável por todo acervo é o colecionador e geólogo do município, Maurício Fenilli de Menezes, que devido ao seu interesse e admiração pelas cores e formas das rochas e cristais desde criança, atualmente, é responsável pela maior coleção do Estado de Santa Catarina com mais de 2 mil exemplares de minerais, contendo meteoritos e também rochas terrestres e fósseis.

O geólogo iniciou a coleção ainda durante a pré-escola, sendo uma das razões que o motivaram a escolher o curso de Geologia futuramente em sua graduação. “Desde criança eu já sabia que seguiria na área das Ciências Naturais, principalmente, devido aos meus pais e avós que me davam suporte e apoio para seguir na área científica. Então, a medida que os exemplares aumentavam, meu fascínio e desejo em seguir essa área também aumentava gradativamente”, conta.

Os exemplares foram adquiridos por meio de trocas e compras, inclusive internacionais, com colecionadores da Europa e do norte da África. A coleção conta com exposições de meteoritos metálicos, rochosos, férreo-pétreos, incluindo os raros meteoritos lunar e marciano. Além das rochas terrestres dos tipos magmáticas, metamórficas, sedimentares e minerais cristalizados e fósseis. Os exemplares estão disponíveis na Central de Informação do parque.

“Dentre os vários objetivos do Parque Astronômico, um deles é, mais do que ensinar, fascinar as pessoas. Desse modo, como todos os elementos do parque a coleção consegue concluir esse objetivo, aproximando todos os visitantes de um maior contexto científico. Como resultado, as pessoas conseguem perceber que a ciência é algo tangível, curiosa e digna de grande fascínio”, completa o geólogo.



#Ciência #Criciúma #EncantosDoSul
▶ Confira a localização pelo Google Maps: https://goo.gl/maps/XYb2BL41e2Vpw9r86

O parque no Morro Cechinel está aberto todos os dias para visitação, das 9h às 21h. Mas, algumas atrações ocorrem apenas em horários específicos, de quintas-feiras a domingos, como as visitas guiadas e as sessões no planetário, onde professores e estudantes de escolas públicas e particulares de outros municípios e universitários têm direito a meia-entrada. Para os demais, o valor é de R$ 10 (2023). As exibições ocorrem às 15h, 17he 19h.