Cotidiano | 10/05/2009 | 16:13
Reinvente com humor a história de Içara
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Os professores de escolas e universidades não consideram mais a Wikipédia como fonte de informação confiável. E com razão. Muita coisa do que está publicado não corresponde com a verdade. E são as mentiras e o humor escrachado que fizeram uma nova ferramenta surgir: a Desciclopédia. "Pode-se dizer que o site é também uma Wikipédia para desocupados. É como se fosse o Congresso Nacional, uma completa palhaçada", adverte o conteúdo utilizado para definir o próprio portal colaborativo.
Acesse:
» Desciclopédia: www.descicplopedia.org
» Wikipédia: www.wikipedia.org
A Desciclopédia funciona como uma rede de humoristas. Qualquer pessoa com acesso a Internet pode criar um cadastro e começar um artigo. Há definições sobre cidades, pessoas e uma série de temas. Um dos municípios citados é Içara. Porém, a página sobre a "capital do mel, fumo e motel" ainda está pequena e deverá ser reavaliada. Para que ela continue, será necessário um pouco mais de criatividade.
No quesito econômico, o humor dá lugar para críticas. É que segundo o artigo sobre os içarenses, o município sobrevive por causa da indústria das infrações no trânsito. E, “devido a inúmeros pedidos e protestos, o slogan da cidade agora é 'Visite Içara e ganhe uma multa'". “Graças a essa indústria hoje içara tem estradas que são verdadeiros tapetes. O Balneário não é exceção”, declara a página on-line.