Cotidiano | 11/01/2012 | 10:59
Respiração interfere nos dentes
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Conforme o dentista Vilson Schambeck, a respiração bucal atinge cerca de 30% das crianças. Isto atinge diretamente a formação da arcada dentária. E devido a complexidade, exige uma equipe interdisciplinar para o tratamento. "Precisamos priorizar o problema respiratório para depois planejar a correção da ortodontia", completa.
Também conforme o profissional, a causa da respiração bucal é a obstrução das vias respiratórias. Isto pode ocorrer devido ao aumento da adenóide, do revestimento das conchas nasais, das amígdalas ou desvio de septo nasal. O resultado do desvio respiratório é o estreitamento da arcada superior, alteração do maxilar e mandíbula, além de olheiras, alteração na cor e volume da gengiva, flacidez e ressecamento dos lábios.
"O auxilio do otorrinolaringologista é essencial para determinar os locais da obstrução à respiração nasal. Isto orienta o caminho a ser tomado. Já o fonoaudiólogo deve promover exercícios e treinamentos respiratórios com ênfase no funcionamento correto do diafragma para a recuperação do padrão respiratório nasal", ainda destaca o dentista.