Cotidiano | 06/02/2013 | 09:39
Rincão tem novo código postal
Especial de Djonatha Geremias, do Jornal da Manhã
Compartilhar:
O Balneário Rincão conta agora com um exclusivo Código de Endereço Postal (CEP): 88.828-000. O novo número se aplica para todo o município, independentemente dos bairros e das ruas, assim como ainda acontece em Içara, município pátrio do Rincão, em que um único CEP (88.820-000) é aplicado para todas as ruas. Entretanto, essa mudança de CEP, na prática, não deve trazer benefícios ao povo, pelo menos não até que o novo prefeito e vereadores regularizem legalmente os nomes das ruas e números das residências de todo o município conforme a Lei Postal (Lei Federal Nº. 6.538/78).
Atualmente, sem essa regularização, que nunca foi aplicada antes em toda Içara, várias ruas continuarão com mais de um nome e casas com numerações aleatórias escolhidas a gosto pelos próprios moradores. Para os Correios, essa confusão de endereços prejudica, além dos moradores, a logística e agilidade das entregas de correspondências no Balneário Rincão e Içara.
A aposentada Lurdes Colombi de Souza, moradora do Rincão há 15 anos, já desistiu de usar seu endereço residencial para receber correspondências importantes. “Usamos o endereço da nossa loja na Içara porque aqui os Correios simplesmente não funcionam”, informa a cidadã. A filha dela, Karina de Souza, é professora em uma escola pública no Rincão e conta que, agora na época de matrículas, os endereços dos estudantes rinconenses são, na maioria, o mesmo: rua “sem Nome”, casa “sem número”.
Elas contam que a maioria das pessoas ali não tem certeza dos nomes de suas ruas, ora apenas chamada por números (43, 44, 45 e assim por diante), ora chamada por nomes próprios (muitas, inclusive, nomeadas e renomeadas pelos próprios moradores, sem qualquer ato oficial). “Até no Google Mapas, na Internet, as ruas têm nomes diferentes do que temos nas placas aqui”, complementa Karina.
Na agência dos Correios do Rincão, a única atendente, Laís Recco, conta que é muito comum haver cidadãos com dúvidas sobre o endereço, porque as contas de energia elétrica (da Cooperaliança) e de água (do Samae) vêm com nomes de ruas diferentes sobre a mesma residência. “Há até casas em que estão pendurados dois números diferentes. Já trabalhei em lojinha de variedades, e vinham várias pessoas querendo comprar números de identificação de casa simplesmente porque ‘não gostavam do número atual’, como se isso dependesse deles”, conta a funcionária.
Essas nomenclaturas seguem uma série de diretrizes estipuladas pela Lei Postal, que precisa ser seguida pelos poderes executivos (prefeituras) e legislativos (vereadores) de cada município em todo Brasil. No entanto, essa não é a realidade em Içara e tampouco no filho recém-emancipado Balneário Rincão.
» GERAL: Um padre, um sonho e uma grande tragédia
» GERAL: Para encurtar distâncias e fomentar o desenvolvimento