Cotidiano | 09/06/2012 | 14:12
Ronco D’ Água recebe sessão de cinema
Especial de Rafaela Pereira, do Jornal Gazeta
Compartilhar:
A proposta é levar a magia do cinema para crianças de comunidades carentes. Além de mostrar a cultura cinematográfica, o projeto visa despertar nas crianças uma nova percepção de vida e inseri-las no meio cultural. Esta é a ideia do Rotary Club de Içara com o Cinema Comunitário. Por meio de telões instalados no Clube de Mães, os rotarianos exibiram o filme Rio para moradores de Ronco D´Água no último sábado, dia 4.
Trata-se de um filme 3D animado por computador dos gêneros musical e comédia produzida pela 20th Century Fox e pela Blue Sky Studios. Dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha, o título do filme refere-se ao Rio de Janeiro. “Escolhemos o filme Rio porque não mostra apenas coisas boas, mas a realidade do Brasil, realidade que muitas dessas crianças enfrentam. Ele apresenta a favela e mostra pessoas que têm pouco poder aquisitivo, mas que seguindo o caminho certo, as coisas podem mudar”, comenta o presidente do Rotary, Junior Demos.
“Esses dias estava assistindo a uma reportagem em que dizia que a tecnologia está cada vez mais avançada. As crianças estão tendo contato com modernidade como celulares, iPhones e outros equipamentos, mas estão perdendo um hábito antigo. O de ler um livro, por exemplo, de ir ao cinema assistir um filme, de acompanhar uma história. E isso tem que ser resgatado. Os pequenos têm que saber a importância desde ato”, completa.
Emocionada, a microempresária e voluntária Maria Helena da Silveira relata que para muitos deles foi uma oportunidade única. “Ver aquele grupo de quase 80 pessoas, sentadas nos bancos com os olhos fixos na tela era lindo de ver. São famílias carentes, que residem nas proximidades de Esperança e Linha Pascoaline, que sobrevivem da agricultura e olaria. Muitos delas residem em casebres com até oito crianças em condições de miséria”, lamenta. “Eu posso dizer que adotei esta comunidade e promovo constantemente campanhas para arrecadar roupas, alimentos, calçados e cobertores. E gostaria que mais pessoas colaborassem”, solicita ela.
Esta foi a segunda oportunidade em que o Cinema Comunitário foi realizado pelo Rotary. Quem participou teve, além do filme, lanche, refrigerante e pipoca. “O que a gente percebeu é que muitas crianças ali não têm condições nem para se alimentar direito. Distribuímos em média 200 cachorros-quentes e conseguíamos assimilar a felicidade no rosto de cada um. Com certeza foi um dia atípico na vida deles”, pontua Demos.
ADESÃO - Com sensação de dever cumprido o presidente do Rotary finaliza. “Não só o sentimento de cumprir o dever, porque esse é o nosso papel, mas o de oportunizar um dia mais feliz para essas crianças. É um trabalho em prol da comunidade e não existe nenhuma pretensão de benefício próprio ou político. Nossa missão é realmente ajudar. E acredito que outras entidades também deveriam realizar ações desse tipo”, convida. Interessados em ajudar a comunidade com roupas adulto e infantil, calçados, cobertores e alimentos podem entrar em contato pelo telefone (48) 9610-0253.